Entretenimento

Festival mpbjazz anuncia programação da sua 8ª edição

Entre as atrações internacionais, o Festival contará com as fascinantes harmonias internacionais de Gregg Stafford

por: NOVO Notícias

Publicado 6 de setembro de 2023 às 08:54

Foto; Divulgação

O festival de música mpbjazz realizará a sua 8ª edição, de 28 a 30 de setembro, no Alpendre – Natal Shopping, proporcionando ao público potiguar uma experiência musical única e diversificada.

Realizado pela Green Point Produções, com curadoria da cantora Valéria Oliveira, inspirado no renomado French Quarter Fest, o Festival estabeleceu-se como um verdadeiro ponto de encontro musical, com uma troca autêntica de experiências entre os artistas participantes. A programação traz uma fusão entre a música popular brasileira, em shows Tributos realizados por artistas potiguares, e o autêntico jazz de New Orleans.

Alzeny Nelo apresentará um tributo a Caymmi, Capiba e Gonzaga – canções do litoral, tangidas pelo vento que ondula as águas; e canções do interior, da terra seca, onde o vento sopra e faz a gente desejar a sombra do juazeiro. Evidenciando a riqueza de cada compositor através de timbres, ritmos e harmonias; o show revela aspectos menos conhecidos desses três grandes compositores em arranjos originais, misturando o jazz, o ritmo brasileiro e o lirismo em belos versos cheios de mar e sertão.

Diogo das Virgens interpreta pela primeira vez a cantora Cássia Eller – uma das influências musicais do artista. No repertório, clássicos imortalizados na voz de Cássia, ganham a interpretação e o multi-instrumentalismo de Diogo, com guitarra, violão, gaita, piano e saxofone.

Erick von Sohsten faz uma homenagem a João Bosco, trazendo algumas obras do cantor, compositor, uma grande influência em seu próprio trabalho e uma das maiores expressões da música popular brasileira. Erick se apresentará em formato de trio acompanhado por Jr. Primata no contrabaixo e Jorge Lima na bateria.

Simona Talma traz um show para homenagear Maysa, reverenciar suas composições e sua trajetória como uma mulher que desafiou seu tempo. Simona fará um show intimista, acompanhada de Willames Costa no teclado e Silvio Franco na bateria.

O show do Quarteto Linha promete ser mais do que um simples concerto, será uma experiência musical . A brasilidade de Jorge Ben Jor e a energia do Quarteto Linha se unirão em uma sinfonia de paixão e autenticidade.

O novo show do músico multi-instrumentista Jubileu Filho é dedicado ao choro. Nesse show o músico apresenta composições do álbum recém-lançado ” EU QUERO É CHORAR” e composições de músicos que inspiraram sua carreira musical, como João Juvanklin, Jacob do Bandolim, Ivanildo Sax de Ouro e Pixinguinha.

O maestro Gilberto Cabral – Cofundador da OSC Ilha de Música, trombonista, diretor musical, educador, compositor e arranjador – conduzirá uma Jam Session ao lado dos parceiros do Quinteto Umaré (Jane Eyre – Sax, Flauta e Clarinete; José Fontes -Baixo; Erinaldo Edson -Guitarra; e Silvio Franco -Bateria), em uma sinergia única e emocionante.

Entre as atrações internacionais, o Festival contará com as fascinantes harmonias internacionais de Gregg Stafford – cornetista e trompetista de jazz americano. Ele é educador de música jazz em Nova Orleans desde 1980 e lidera a Young Tuxedo Brass Band há mais de trinta anos – e Eileina Dennis – criada em Birmingham, Inglaterra, cresceu com uma forte formação musical gospel. Cantava na igreja quando criança e vários membros da família, incluindo seu pai e irmãos, são músicos. Profissional autodidata, Eileina teve uma carreira notável como cantora de RnB e pop, antes de se apaixonar pelo jazz.

Valéria Oliveira, curadora do Festival, fala sobre a programação: “É muito prazeroso e instigante pensar o line-up de um festival como o mpbjazz. Gosto de pensar esse festival como uma confraternização dos amantes da música, cheia de surpresas e de emoções, noites feitas para celebrarmos a riqueza e a diversidade da música brasileira nas vozes de potiguares, que trazem para o mpbjazz recortes das obras de compositores das suas preferências nos tributos, formato que adotamos há alguns anos. E que delícia é dividir com Mitchel Player a curadoria artística de Nova Orleans! Quem nos acompanha, sabe o quanto têm sido especiais os shows dos artistas norte-americanos, que trazem o som e o sabor peculiares do berço do jazz para Natal. E é essa magia que queremos manter, ao escolher essas atrações.”

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags