O Festival Literário da Pipa (FLIPIPA), tradicional evento literário do país, está de volta à praia da Pipa, em Tibau do Sul, no litoral do Rio Grande do Norte

Últimas

Literatura Festival Literário da Pipa acontece em novembro; saiba as atrações deste ano

Festival reunirá em Pipa nomes da literatura internacional, nacional e regional, além de debates, oficinas, palestras e outras atividades

por: NOVO Notícias

Publicado 17 de setembro de 2024 às 10:18

O Festival Literário da Pipa (FLIPIPA), tradicional evento literário do país, está de volta à praia da Pipa, em Tibau do Sul, no litoral do Rio Grande do Norte. A oitava edição do festival ocorrerá de 14 a 16 de novembro, na Praça do Pescador e arredores. O evento reunirá nomes da literatura internacional, nacional e regional, além de debates, oficinas, palestras e ações educacionais e ambientais.

A primeira atração nacional confirmada para esta edição é a ativista, atriz e cantora Zezé Motta. Expoente da cultura afro-brasileira e militante do Movimento Negro Unificado, Zezé tem em seu currículo 14 discos, 35 novelas e mais de 55 filmes.

O FLIPIPA é realizado pela Fundação Hélio Galvão, por meio do Projeto Nação Potiguar, e conta com a curadoria de Dácio Galvão. A edição deste ano conta com o apoio da Assembleia Legislativa do RN, através do projeto Assembleia Cultural, e do Sistema “S”: Fecomércio/Sesc, Sebrae, Fiern/SESI, Associação Preserve Pipa, Convention Bureau e Prefeitura de Tibau do Sul.

Com um forte papel na Economia Criativa e no turismo, o FLIPIPA, ao longo dos anos, explorou diversas áreas da literatura, incluindo quadrinhos, roteiros, biografias e cultura digital. Nesta oitava edição, o evento trará de volta espaços consagrados como a Tenda dos Autores, sessões de autógrafos, Feira de Livros, ações da BiblioSESC e pocket shows literários.

Desde 2009, o FLIPIPA faz parte do calendário cultural itinerante, integrando diferentes linguagens, como a dramaturgia, música, literatura e oralidade. Já passaram pelo evento personalidades da cultura lusófona, como Fernando Morais, João Ubaldo Ribeiro, Mia Couto, Marina Colasanti, Jards Macalé, Arnaldo Antunes e muitos outros.

A programação completa da oitava edição do FLIPIPA será divulgada em breve, em um lançamento que ocorrerá em Natal e na própria Pipa. Detalhes das atividades preparatórias e formadoras, que serão realizadas nas escolas públicas de Tibau do Sul, também serão anunciados, incluindo a ocupação de espaços em hotéis e pousadas locais.

Para mais informações e atualizações, o público pode acompanhar as redes sociais do festival no Instagram: @flipipaoficial.

Tags