Cotidiano

Festa do Boi 2023 deve reunir mais de 500 mil pessoas

Edição vai movimentar a economia do Rio Grande do Norte com possibilidade de negócios, exposições e programação cultural

por: NOVO Notícias

Publicado 18 de setembro de 2023 às 11:19

Guilherme Saldanha, Secretário de Agricultura e Pesca anunciou durante o lançamento da Festa do Boi 2023 a entrega de 100 micro tratores. Foto: Rafael Araújo/NOVO Notícias

De 7 a 14 de outubro, o Parque de Exposições Aristófanes Fernandes recebe a edição 2023 da Festa do Boi, a maior feira agropecuária do Estado. Nesta edição, a expectativa é de uma movimentação 20% superior a do ano passado. Durante a festa, milhares de potiguares devem passar pelo parque para apreciar os animais expostos. A Festa do Boi proporciona também oportunidade de negócios para o setor agropecuário. A Festa do Boi terá 100 expositores de animais bovinos, mais de mil animais.

“Essa já está sendo uma das maiores festas. Temos uma lista de espera com mais de 160 animais, muitos criadores chegando, tecnologia de ponta, possibilidade de grandes negócios. Além disso, os bancos nos procuraram para dar aporte financeiro através das linhas de crédito para os criadores, isso mostra o tamanho e a importância da Festa do Boi. Ano passado, o nosso público foi superior a 500 mil pessoas. Nesse ano, com certeza, o número será ainda maior“, afirmou o presidente da Anorc, Matheus França.

No evento de lançamento que aconteceu nesta segunda-feira (18), a governadora do Estado, Fátima Bezerra (PT), destacou a importância para o setor no Rio Grande do Norte e também pelo país. Fátima recordou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão para a promoção do setor, na busca de direitos e melhorias.

“Celebramos 61 anos de um evento que se notabilizou por ser um espaço, um momento da gente promover cada vez mais o fomento, incentivo ao desenvolvimento do setor agropecuário do nosso estado. Um evento integrado com o setor agropecuário, Agricultura Familiar, por tanto, uma cadeia produtiva muito importante para o Rio Grande do Norte para gerar empregos, e para melhorar a renda do nosso povo“, governadora do estado.

Durante os oito dias de festa, a segurança será reforçada dentro e fora das dependências do parque. De acordo com Coronel Ramalho, comandante do 3° Batalhão, 200 policiais militares estarão de serviço diariamente, garantindo a segurança do público.

“O nosso esquema de atuação já está montado, pronto para ser posto em prática durante os dias de festa. Estaremos com um grande efetivo diário, dentro e fora do parque, garantindo a segurança da família, do produtor e do comerciante que virá até a feira agropecuária“, afirmou o comandante Ramalho.

A Festa do Boi é sediada em Parnamirim. O evento movimenta a economia local e garante notoriedade ao município durante os dias da feira. “A expectativa para a Festa do Boi é sempre grande. Mesmo não tendo ambientação rural, a feira acontece aqui no município e gera emprego e renda para os comerciantes locais com a vinda não só de produtores de vários estados brasileiros, mas também, de outros países como Uruguai e do Paraguai“, ressaltou Rosano Taveira, prefeito de Parnamirim.

O olhar para o micro produtor rural também ganha destaque. O secretário estadual de Agricultura e Pesca, Guilherme Saldanha, anunciou a entrega de equipamentos e a captação de investimentos para o setor.

“Mais de 100 micro tratores e implementos agrícolas serão entregues dentro da Festa do Boi. Isso auxilia muito a vida daquele pequeno produtor que está nas áreas rurais. Além disso, esperamos a chegada de mais de R$ 22 milhões de reais para o setor no próximo ano, tudo isso, para garantir investimentos e reflexo na economia do estado”, explicou Saldanha.

Uma outra novidade para a edição 2023 da festa é a implementação da Central da Agricultura. Segundo o secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha, o serviço vai proporcionar aos criadores e expositores rurais a realização de processos durante a feira.

“Teremos aqui no Parque Aristófanes Fernandes nos oito dias de festa um local próprio, sediado aqui, para fornecer aos criadores todo apoio através do IDIARN, IGARN, IDEMA, CONAB e dos outros órgãos necessários, para que, todas as demandas sejam atendidas”, afirmou Guilherme Saldanha.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags