O fotógrafo Fernando Chiriboga, equatoriano radicado no Brasil e potiguar de coração, marcou para quinta-feira, dia 30 de junho, o lançamento do seu mais novo livro-álbum “Relíquias – Patrimônio arquitetônico do Sudeste do Brasil”. A obra fará parte da celebração do Bicentenário da Independência do Brasil, que será comemorado em 7 de setembro de 2022. O lançamento, a partir das 18h15, também marcará os seis anos da Galeria Fernando Chiriboga, no Midway Mall. Na oportunidade também haverá a inauguração do Studio Cor, o estúdio de impressão Fineart, que também funciona na galeria.
Chiriboga será responsável pela autoria do projeto editorial Relíquias – Bicentenário da Independência do Brasil – 2022 – uma coleção de quatro livros, cada um dedicado ao registro fotográfico do patrimônio arquitetônico das regiões do Brasil. A coleção é patrocinada por cinco empresas luso-brasileiras: EDP; Cisa Trading; MDS Brasil, Banco Luso-Brasileiro e Grupo Tejofran, através da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial de Cultura e do Ministério do Turismo.
A ideia surgiu através do livro “Relíquias – Patrimônio Arquitetônico do Nordeste do Brasil”, lançado em 2014, reeditado em 2019, e que integra a coleção comemorativa. A riqueza patrimonial revelada pela edição do Nordeste abriu caminhos para que as cidades históricas do Sul e Sudeste também tivessem os registros eternizados. O segundo livro “Relíquias – Patrimônio Arquitetônico do Sudeste do Brasil” acaba de sair da gráfica. A obra revela 250 fotos selecionadas de um total de mais de 12 mil imagens feitas em quatro estados e 18 cidades visitadas pelo fotógrafo.
Para o autor, que percorreu diversas cidades seculares, com seus sítios históricos e valor imensurável, a execução do projeto é tentadora. “Sempre fui um apaixonado por obras arquitetônicas e monumentos históricos, por sua beleza incontestável, por seu valor ambiental e por seu inegável testemunho de um passado construtor da história de povos e lugares”, revela Chiriboga, que percorreu mais de 5 mil quilômetros para fotografar o Sudeste do Brasil.
Em processo de elaboração, o livro “Relíquias – Patrimônio Arquitetônico do Sul do Brasil’’ também contará com 250 fotografias dos três estados sulistas, com imagens de 17 cidades da região. A edição encontra-se em fase de finalização.
A região Norte também terá sua edição e as fotos estão programadas para o início do segundo semestre, quando Fernando Chiriboga embarca para mais uma missão. Todo o projeto gráfico e diagramação é assinado por Leila Chiriboga, esposa do fotógrafo e responsável pelas legendas e coordenação de pesquisa.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias