Geral

Felizardo Moura é interditada parcialmente para início das obras

Durante pelo menos 18 meses a via ficará bloqueada no período das 9h às 16h

por: NOVO Notícias

Publicado 19 de setembro de 2022 às 16:00

 

Felizardo Moura tem trânsito alterado – Foto: Dayvissom Melo/NOVO Notícias

Uma das principais avenidas da zona Norte de Natal, a Felizardo Moura, passa desde domingo (18), por interdições parciais. A mudança deve permanecer por pelo menos 18 meses (um ano e meio), quando a Prefeitura vai realizar serviços de reurbanização e adequação da via ao Viaduto da Urbana. No local, será construída uma trincheira.

Os bloqueios são feitos sempre das 9h às 16h pela Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU). Durante este período, somente uma das duas faixas fica livre, funcionando em mão dupla.
A promotora e motorista de aplicativo Jessilene do Nascimento mora na Zona Norte e não está satisfeita com a interdição. “Tá ruim. A gente que mora logo aqui no início tem que dar esse retorno todinho pela ponte nova. Então tá complicado e bem mais demorado para chegar em casa”, contou.

Marcos Santana é comerciário e também precisa trafegar constantemente da Zona Norte para as demais regiões da capital. De acordo com ele, o planejamento do trânsito durante o período das obras poderia melhorar. “É complicado opinar se [o serviço] é bom ou não por causa da necessidade. Claro que uma obra como essa é necessária, mas deveria haver um planejamento melhor. Na ponte nova, a Prefeitura poderia deixar uma faixa pela manhã para quem vem para a Zona Norte e liberar três para quem vai no sentido contrário. E à noite do mesmo jeito. Porque hoje de manhã foi um caos. Enquanto um lado estava completamente vazio, o outro estava super engarrafado”, lembrou.

A assistente pessoal Jussara Bezerra pega ônibus na Avenida Felizardo Moura quase todos os dias para ir ao trabalho. Ela conta que, mesmo com os transtornos causados pela obra, o serviço será muito benéfico para a cidade. “Eu acho muito importante para melhorar, de certa forma, esse trânsito. É um transtorno que futuramente virá como benefício pra gente”, disse.

O lanterneiro Antônio Ferreira compartilha da mesma ideia. De acordo com ele, a Zona Norte precisava de uma obra como essa. “Há muito tempo ninguém faz nada na Felizardo Moura, mas agora, depois que estiver pronto, isso aqui vai virar uma maravilha. Muita gente vai sofrer com essa demora pra passar por aqui, mas em compensação, vai ficar uma via organizada e bonita”, afirmou.

Vias alternativas

Com o bloqueio, uma das faixas funciona com mão dupla – Foto: Dayvissom Melo/NOVO Notícias

Com as obras, é necessário que o condutor busque vias alternativas para o deslocamento. Quem está na região e precisa ir para a zona Sul da cidade, pode partir do Acesso Sul do Aeroporto Governador Aluízio Alves, pela Rodovia Humberto Pessoa até a rotatória, de onde é possível chegar até o centro de São Gonçalo do Amarante. Outra opção é pegar a BR-304 até Macaíba.

Pelos dois caminhos é possível chegar a bairros como Ponta Negra, Neópolis e Cidade Satélite. Também é possível chegar à Zona Sul através da RN-160 ao entrar em direção ao Amarante, no viaduto do Gancho. Como o bloqueio da rodovia começa na altura do viaduto da João Medeiros Filho, o condutor tem duas opções para o acessar a Ponte Newton Navarro. A primeira é a altura da rotatória do Parque dos Coqueiros. De lá, é possível seguir em direção a Extremoz pela BR-101 Norte, passando pelo bairro de Lagoa Azul até dobrar à direita em direção à ponte pela Moema Tinoco.

Para quem segue pela Avenida Tomaz Landim, há a possibilidade de entrar pelo gancho de Igapó, após o Nordestão, pegar a Rua Presidente Médici e, em seguida, a Avenida das Fronteiras.
Ao optar pela via, é possível acessar a ponte nova pelas Avenidas Paulistana ou Maranguape, por exemplo. A última opção, neste caso, é entrar na João Medeiros Filho pelo Viaduto da Tomaz Landim.

Para a Zona Norte, o escoamento do tráfego pode ser feito pelos bairros Alecrim, Lagoa Seca, Cidade Alta, Petrópolis, Mãe Luíza, Ribeira, Rocas e Santos Reis. No entanto, todos pegam a Ponte Newton Navarro. Para quem está no Alecrim, as rotas são as Avenidas Coronel Estevam (Av. 9), Rio Branco, Duque de Caxias e Prof. José Melquíades.

Outra rota sugerida pela STTU para quem está nesses bairros é pela Rio Branco, Rua Juvino Barreto e Rua Miramar. Também há a opção de acessar a zona Norte pelas Avenidas Prudente de Morais, Getúlio Vargas e Presidente Café Filho (Via Costeira).