Economia

Feira do Empreendedor volta a acontecer no RN após sete anos

Evento que apresenta novidades do mundo dos negócios e também vai capacitar empreendedores potiguares acontece esta semana, na zona Norte de Natal; expectativa é de receber seis mil visitantes

por: NOVO Notícias

Publicado 27 de fevereiro de 2023 às 15:30

Diretor superintendente do Sebrae, Zeca Melo, apresentou as novidades da Feira do Empreendedor 2023 – Foto: Moraes Neto

Empreendedores potiguares que desejam abrir uma empresa, que já têm um negócio formal ou informal e que pretendem expandir suas empresas e se consolidar no mercado poderão participar, esta semana, gratuitamente, da Feira do Empreendedor, organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e que volta a acontecer no Rio Grande do Norte após sete anos da última edição. Tendo como tema ‘A ponte entre você e o sucesso’, este ano o evento acontece de quarta (1) à sábado (4), das 16h às 22h, no Partage Norte Shopping, na Zona Norte de Natal.

Nos quatro dias de evento, são esperados cerca de seis mil participantes, que terão a oportunidade de adquirir conhecimento e vivenciar experiências com temas sobre marketing digital, inovação, planejamento, finanças, negócios, Microempreendedor Individual (MEI), consultorias e palestras com nomes como Bráulio Bessa, Rapha Falcão, Ana Fontes, Arthur Igreja, Jéssica Barros, Ana Flávia Ribeiro, Aretha Duarte, Os Mentalistas e Dani Amaral.

As palestras serão ministradas por especialistas de diversas áreas. Além disso, serão realizados atendimentos individuais sobre os mais variados temas ligados a abertura de empresas, gestão e planejamento de negócios.

“Se você está querendo mudar de ramo, montar um negócio, ampliá-lo, diversificar sua proposta de vendas, entrar em mídias sociais, fazer entregas, respeitar o meio ambiente… e também a parte convencional, como estruturar preço de venda, fazer gestão de recursos humanos… esse evento vai potencializar tudo isso”, explicou o diretor superintendente do Sebrae, Zeca Melo.

Zeca pontuou, ainda, que quem ainda não tem um negócio formal também pode participar da Feira. “A gente vai atender quem ainda é informal e quer se formalizar, porque não existe vantagem em ser informal no Brasil. Também teremos um espaço com jogos para as escolas, estimulando os alunos que tenham alguma aptidão”, informou.

Segundo a coordenadora geral da Feira do Empreendedor, Daniela Tinoco, o objetivo do evento é “proporcionar soluções que viabilizem a geração, ampliação ou diversificação de negócios competitivos, sustentáveis e inovadores, através da disseminação de informações e conhecimento”. A analista técnica ainda explicou que a ideia também é mostrar que o Sebrae existe para apoiar e ajudar potenciais empreendedores e empresários da região em todas as esferas da gestão do negócio, desde o momento da abertura até as áreas de marketing, identidade visual, controles financeiros e gerenciamento completo da empresa.

A Feira do Empreendedor 2023 promete mais de 100 horas de atividades de conhecimento. Serão ofertadas 300 vagas, a serem preenchidas por ordem de chegada.

Evento deste ano terá mais de 180 palestras

Um dos destaques entre os espaços da feira é o Palco Master, onde estarão a cada dia do evento grandes nomes e palestrantes renomados nacionalmente, abordando temas voltados para inovação, superação, empreendedorismo e criatividade. A Feira do Empreendedor promete atividades de conhecimento e conteúdo diferenciados, aprofundando as discussões sobre os mais diversos temas do empreendedorismo. Serão mais de 180 palestras, ministradas por especialistas de diversas áreas, e com acesso gratuito.

A programação envolve dezenas de palestras diárias, incluindo as master com palestrantes nacionais. Na abertura, serão ministradas as palestras “Da sucata ao Everest”, de Aretha Duarte, montanhista profissional que já escalou o ponto mais alto do mundo: o Everest. No mesmo dia, Dani Amaral ensina os “ 5 passos para o sucesso”. No dia 2, o marketing digital sobe ao palco com a palestra “O novo Instagram”, ministrada por Rapha Falcão, que é profissional do marketing desde 2008 e foi gestor do Sebrae Digital por mais de quatro anos, além de também ser diretor de comunicação da Confederação Nacional de Jovens Empresários. Logo em seguida, haverá a palestra EmpreendedoraMente – Comportamentos Empreendedores, com Os Mentalistas, uma dupla de psicólogos Beto Parro e Rafa Motriz.

No terceiro dia de feira, também serão proferidas duas palestras master. A primeira será “O empreendedorismo e suas faces”, com Ana Fontes, empreendedora social e fundadora da Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME. Além disso, é delegada líder do Brasil no W20 e autora do livro “Negócios: um assunto de mulheres – a força transformadora do empreendedorismo feminino”. A segunda será “Transformação Digital & Inovação Disruptiva”, de Arthur Igreja, que é especialista em Negócios e Inovação e autor do best-seller ”Conveniência é o nome do Negócio”. Também é colunista na Rádio CBN.

No sábado (4), último dia da feira, a analista técnica do Sebrae-RN, Jéssica Barros, falará sobre as tendências para o varejo em 2023 apresentadas no evento internacional NRF Retail’s Big Show, da Federação Nacional de Varejo, dos Estados Unidos. Além disso, está prevista a palestra “O futuro do conhecimento e o conhecimento do futuro”, com Anna Flávia Ribeiro, que é publicitária, filósofa e professora de análise de comportamento e de temas contemporâneos. A profissional pesquisa a polimatia como ferramenta da área de criatividade e aprendizagem.

Para encerrar a jornada no evento, os participantes terão a oportunidade de assistir a palestra “A cabeça é chata, a palestra não”, do poeta e cordelista Braulio Bessa. Nascido no município de Alto Santo, no Ceará, o poeta também se define com declamador e palestrante. Além de todas essas profissões, é autor de três best sellers e desenvolvedor do Instituto Beleza Interior.