Fátima faz apanhado das ações do primeiro governo na Assembleia Legislativa

A governadora do RN também destacou ações que devem acontecer na nova gestão com o apoio do Governo Federal

por: NOVO Notícias

Publicado 2 de fevereiro de 2023 às 11:43

Fátima Bezerra

Fátima Bezerra discursa na Assembleia Legislativa – Foto: Eduardo Maia/ALRN

A governadora Fátima Bezerra (PT) participou, na manhã desta quinta-feira (2), da abertura do ano legislativo na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, onde fez a tradicional leitura da mensagem anual, destacando as ações dos primeiros quatro anos de sua gestão no Estado do RN.

“Olhar para o que foram os quatro últimos anos me faz crer, de forma muito sincera, que honramos a confiança do povo e colocamos o Rio Grande do Norte em outro patamar”, disse Fátima Bezerra.

Em um discurso de pouco mais de uma hora, Fátima Bezerra fez um apanhado do trabalho desenvolvido à frente do Estado, tecendo críticas ao Governo Federal, que teria agido de forma eleitoreira e irresponsável, atrapalhando o desenvolvimento do RN.

“Temos perseguido o equilíbrio das contas públicas, avançado no dever de prestar um serviço público de qualidade e recuperado nossa capacidade de investimento. Iniciamos o segundo mandato com o desafio de administrar uma queda violenta nas receitas do Estado oriundas do ICMS, em razão da iniciativa eleitoreira e irresponsável adotada pelo governo federal no ano passado que, de forma abrupta e sem qualquer diálogo, desonerou os tributos relativos a telecomunicações, energia elétrica e combustíveis”, explicou Fátima Bezerra apontando a redução de cerca de R$ 1 bilhão ao ano.

Ao mesmo passo que faz críticas à antiga gestão do país, a governadora também celebra que nos próximos quatro anos deverá contar com apoio do Governo Federal, dado que o Brasil é governado novamente por Lula, parceiro de longas datas de governadora do RN e que, segundo Fátima, já tem destinado atenção especial ao RN por meio dos ministérios.

“Na condição de governadora, estive semana passada em Brasília cumprindo uma agenda intensa junto aos diversos ministérios que culminou na sexta feira com a primeira reunião de caráter administrativo realizada com o governo federal sob a liderança do Presidente Lula. Nela, pude apresentar as obras prioritárias do Rio Grande do Norte a serem incluídas no plano de obras e ações prioritárias do governo federal para 2023. Esse foi um compromisso de campanha que o presidente Lula assumiu junto aos governadores e já cumpriu no primeiro mês de governo”, disse a governadora do RN.

Entre as ações postas como prioritárias e que já receberam confirmação de realização, estão obras de recuperação de estradas, a duplicação da BR-304, a conclusão das obras de Oticica, e a finalização do ramal Apodi “que vai levar água da transposição para o Oeste Potiguar”.

Também fruto das negociações do Governo do RN diretamente com o Governo Federal nesse primeiro mês de mandato, a relicitação do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves deve acontecer ainda neste mês de fevereiro. A informação foi confirmada pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, em entrevista ao Valor Econômico, nesta quinta-feira (2).

Tags