Cotidiano

Fátima Bezerra se torna a 1ª mulher a presidir o Consórcio Nordeste. Assista

Governadora do Rio Grande do Norte foi aclamada em reunião do Consórcio na manhã desta quarta-feira (12). Ela tomará posse em fevereiro de 2024

por: NOVO Notícias

Publicado 13 de dezembro de 2023 às 14:04

Fátima Bezerra se torna a primeira mulher a presidir o Consórcio Nordeste. Foto: Carmem Félix/GovRN

Fátima Bezerra se torna a primeira mulher a presidir o Consórcio Nordeste. Foto: Carmem Félix/GovRN

 

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, tornou-se hoje a primeira mulher que vai presidir o Consórcio Nordeste, que reúne os nove estados da região. Ela sucederá o governador da Paraíba, João Azevedo. A posse se dará em cerimônia marcada para fevereiro de 2024. A informação foi postada em conjunto no perfil da governadora e do Consórcio Nordeste no instagram. Confira:

De acordo com as informações, Fátima Bezerra foi aclamada como nova presidente do Consórcio. “Fátima é a primeira mulher a assumir o comando do Consórcio e em sua posse se dará numa cerimônia a ser marcada em fevereiro de 2024″informa a publicação.

A postagem diz ainda que “em 2019, tornou-se a única mulher eleita no país como governadora, sendo reeleita em 2022. Ao longo da sua trajetória, suas principais áreas de atuação são o direito da mulher, desenvolvimento regional, educação, cultura e a comunidade LGBTQIAP+.”

A publicação afirma ainda que Fátima Bezerra “sempre presente nas pautas do Consórcio Nordeste, durante o discurso de posse, a mais nova presidenta do Consórcio reforçou que as prioridades do seu mandato são o combate a desigualdade e a mitigação do El Niño.”

Assista abaixo o elogio feito pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, fez à governadora do RN:

Leia também:

Quem é Fátima Bezerra, a primeira mulher a presidir o Consórcio Nordeste

Nascida em Nova Palmeira (PB), Fátima Bezerra se mudou para Natal, no Rio Grande do Norte, para continuar seus estudos, no início da década de 1970. A governadora, eleita presidenta do CNE, é professora e pedagoga.

Ela se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 1981 e foi eleita deputada estadual por dois mandatos, nos anos de 1994 e 1998. Na Assembleia Legislativa potiguar, foi presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Interior. Por sua atuação, recebeu do Comitê de Imprensa da Assembleia os títulos de Parlamentar do Ano em 1996 e de Melhor Parlamentar da Legislatura 1995-1998.

Fátima exerceu três mandatos de deputada federal, sendo a mais votada nas eleições de 2002 e 2010.

Suas principais áreas de atuação têm sido a Educação, a Cultura, o Desenvolvimento Regional, os Direitos da Mulher e a Comunidade LGBTQIAPN+.

Em 2005, foi presidenta da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados e membro titular da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados desde o seu primeiro mandato federal. Desta última, foi a primeira vice-presidenta durante o ano de 2006. Em 2007, a deputada foi designada relatora da Medida Provisória (339/06) que regulamentou o Fundeb.

Em 2010, Fátima Bezerra é consagrada como a deputada federal mais votada da história do Rio Grande do Norte. Em 2011, é eleita presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.

Em setembro de 2011, a então deputada Fátima Bezerra, na época presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, reativou a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Livro e da Leitura, coordenada pela deputada potiguar. Nesses mais de quatro anos de retomada das atividades, a Frente vem realizando uma série de ações em prol de uma política pública em defesa do livro, da leitura e da biblioteca e da regulamentação via projeto de Lei do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e do Instituto Nacional do Livro, Leitura e Literatura.

Em outubro de 2014, Fátima foi eleita senadora pelo Rio Grande do Norte. Em 2015, assumiu a vice-presidência da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. Ela também ficou como titular na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e de Direitos Humanos (CDH) e, na suplência das comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), Assuntos Sociais (CAS) e Assuntos Econômicos (CAE).

No cargo de senadora, ainda foi nomeada vice-líder da bancada do PT no Senado. Em 2019, tornou-se a única mulher eleita no país como governadora, sendo reeleita em 2022.

 

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags