Cotidiano

Famílias sem-teto promovem protesto pelas ruas de Natal

Movimentos sociais protestaram contra um projeto de lei que pode criminalizar as atividades destes grupos em Natal

por: NOVO Notícias

Publicado 22 de agosto de 2023 às 15:32

Integrantes de movimentos sociais promoveram um protesto no início da tarde desta terça-feira (30) pelas ruas dos bairros da Ribeira, Cidade Alta e Petrópolis, em Natal

Integrantes de movimentos sociais promoveram um protesto no início da tarde desta terça-feira (30) pelas ruas dos bairros da Ribeira, Cidade Alta e Petrópolis, em Natal, contra mudanças no programa “Minha Casa, Minha Vida” Faixa 1, além solicitar a derrubada de um projeto de lei que propõe multas e sanções administrativas a quem praticar invasões contra propriedades públicas ou privadas na capital potiguar.

Após caminhada pelas ruas da região central da cidade, o grupo promoveu uma manifestação em frente à Câmara Municipal de Natal. Um grupo de 500 famílias provenientes de oito diferentes ocupações sociais.

O ato foi organizado pelo Movimento de Luta por Moradia Popular (MLMP) e tem como principal pauta a busca por melhores condições de moradia e a discussão sobre a situação das ocupações urbanas na cidade.

Os manifestantes partiram do bairro Alecrim, localizado na Zona Leste da capital, em direção à Câmara Municipal de Natal. Lá, eles buscavam participar de uma audiência sobre o Projeto de Lei 192/23, que propõe multas e sanções administrativas a quem praticar invasões contra propriedades públicas ou privadas em Natal.

Os manifestantes cobram a derrubada do projeto de lei proposto pelo vereador Ranieri Barbosa (Avante). Segundo os manifestantes, a medida pode afetar as atividades do MLMP, além de outras entidades, como Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), o Movimento Nacional População de Rua (MNPR) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Além da questão do projeto de lei, outros pontos foram abordados durante a manifestação. Uma das reivindicações diz respeito à construção de mais habitações populares em Natal por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

O MLMP registrou a presença de oito ocupações urbanas e núcleos de moradia organizados, bem como o apoio de outras organizações como Semente Urbana, União Nacional Por Moradia Popular (UNMP) e Central de Movimentos Populares (CMP).

Tags