O ex-deputado e ex-senador João Faustino Ferreira Neto teria completado 80 anos no último sábado (16) e, para marcar a data, foi lançado o livro “Ex Corde – 80 anos de João do Coração. 80 depoimentos”. A obra comemorativa e de homenagem reúne 80 textos divididos em cinco temas com 16 artigos. A apresentação do livro ficou a cargo da nora de João, Adriana Magalhães Faustino, que teve a iniciativa de compilar depoimentos de amigos, familiares e correligionários sobre o sogro. Já o epílogo foi assinado pelo filho, Edson Faustino.
Conhecido por muitos como João do Coração, a obra recebeu em seu título o termo em latim que faz referência ao apelido carinhoso do político. “Ele era um homem que se colocava no lugar do outro. Sempre disposto a ajudar ao próximo. Era um humanista por índole e vocação. Tinha uma formação ética e cristã muito forte. Era um homem pacífico, cordial, paciente e amável. Era conhecido como João do Coração. Daí o nome do livro Ex Corde, que significa no latim, De Coração”, explicou o filho Edson Faustino. João incorporou o símbolo em sua campanha ao Governo do Rio Grande do Norte em 1986 quando foi derrotado por Geraldo Melo, seu amigo e companheiro de PSDB.
João faleceu em janeiro de 2014 em decorrência de complicações cardíacas após uma leucemia descoberta poucos meses antes. Oito anos depois, a homenagem em forma de livro. “Minha esposa Adriana teve a ideia e toda a concepção do livro. Desde o nome, até toda formatação. São 80 depoimentos para comemorar os 80 anos, divididos em 5 tópicos: João, o homem de fé; João, o líder estudantil; João, o professor; João, o político e João, o homem de família. Cada tópico com 16 depoimentos, em alusão ao 16 de julho, data do seu natalício. A mim coube a parte operacional. Contactamos 80 pessoas, todas eles se dispuseram a colaborar. Essas 80 pessoas, conviveram em algum momento com meu pai. É um livro de memórias escrito por 80 colaboradores. Um projeto magnífico”, acrescentou o filho do homenageado.
Questionado sobre como se sentiu, enquanto filho, ao ler os depoimentos que recebeu sobre o seu pai e ver o quanto ele era querido, Edson afirma que se sentiu gratificado e orgulhoso. “Sabia da maioria das passagens escritas no livro. Além de relembrar com detalhes várias delas, tive a grata surpresa em saber de outras tantas. Todas elas trazem um mesmo sentido. O sentido da crença inabalável em Deus, praticante do Cristianismo. Tinha em mente que somente através da educação se pode mudar os destinos de um país. Era um professor vocacionado e praticante. Um político ético, comprometido com a causa pública. Um pai extraordinário. Um ser humano acima média. Tudo isso está no livro. Vale a pena conferir. Afinal foram 80 depoimentos, todos enaltecendo João Faustino como um grande humanista”, pontua.
O lançamento do livro aconteceu na noite da última sexta-feira (15), no Chaplin Recepções e reuniu familiares, amigos, autoridades civis e políticas da cidade. O prefeito Álvaro Dias, um dos colaboradores do livro, falou sobre João. “Lembro-me de uma frase de João, publicada no livro autobiográfico – Eu Perdoo, que diz: ‘Para que se chegue à paz, em qualquer momento, é preciso que passe pelo perdão’. Essas palavras me marcaram muito. Essas palavras definiram quem foi João Faustino Ferreira Neto”, disse o chefe do Poder Executivo.
COMENDA FELIPE CAMARÃO
Na quinta-feira (14), em solenidade no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, o prefeito Álvaro Dias homenageou o ex-senador e professor João Faustino de Melo Neto fazendo a entrega, em memória, da medalha de Ordem do Mérito Felipe Camarão, a maior honraria do município, pela sua trajetória como político e educador com reconhecidos serviços prestados à educação potiguar e brasileira.
A viúva e professora Sônia Maria Fernandes Faustino Ferreira, os filhos Edson Faustino, Lissa, Maria de Fátima, noras, genros e netos estiveram presentes à solenidade, bem como autoridades municipais e estaduais.
O filho Edson Faustino falou sobre a honraria recebida em nome do pai João Faustino. “É muito importante ser reconhecido pelo seu trabalho e pela sua trajetória de vida. Imagine depois de 8 anos de sua partida desse mundo terreno. Receber a Comenda Felipe Camarão, a maior honraria de nossa cidade é um grande privilégio. Realmente João Faustino merecia. Ficamos sensibilizados com o gesto do Prefeito Álvaro Dias, a quem agradecemos de todo coração. Ex Corde”, finalizou.
BIOGRAFIA
Nascido em Recife no dia 16 de julho de 1942, o ex-senador e ex-deputado federal teve uma trajetória de atuação em cargos públicos e mandatos eletivos. A militância começou no movimento estudantil, antes da atividade profissional e partidária até fundar o PSDB no RN e ocupar cargos no governo federal e do Estado de São Paulo. Mas, antes disso, Faustino se graduou em Pedagogia e Matemática, tornando-se professor universitário. Foi o primeiro diretor da Escola Técnica Federal do RN (ETFRN), antes chamada de Escola Industrial e atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias