A Estácio Natal está com inscrições abertas para o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos. A ação é oferecida de forma gratuita pelo Instituto Yduqs, responsável pelas ações sociais da instituição de ensino, e os interessados poderão realizar suas matrículas pelo site https://forms.office.com/r/RUnyC00sEK ou de forma presencial na Estácio Alexandrino.
Durante quatro meses, os estudantes matriculados no programa terão aulas com alunos dos cursos superiores de Licenciatura da Estácio – como Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática, com a participação do corpo docente da instituição. As aulas acontecem duas vezes por semana, com três horas de duração.
A proposta é que ao final do curso os alunos sejam capazes de ler e escrever pequenos textos, com compreensão, além de resolver problemas matemáticos simples, utilizar de forma crítica informações veiculadas nas diferentes mídias e se comunicar por intermédio de mensagens de texto em aplicativo de dispositivo móvel.
Segundo dados IBGE divulgados em junho de 2019, o Brasil registra o número de 11,3 milhões de analfabetos entre a população de 15 anos ou mais. Diminuir esta estatística é um grande desafio para poder ajudar aqueles que não têm autonomia para utilizar o transporte público, ir ao banco, entender uma prescrição médica ou apenas desfrutar dos diversos recursos tecnológicos disponíveis hoje na palma da mão.
“O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos foi lançado em 2018, pelo Instituto YDUQS em parceria com a Estácio, e tem como missão combater o analfabetismo e erradicá-lo nas comunidades do entorno das instituições de ensino do grupo Yduqs”, comenta Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e Sustentabilidade da Estácio.
O projeto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), cuja iniciativa busca ajudar o indivíduo a exercer a sua cidadania, aumentando também as suas chances no mercado de trabalho.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias