Cotidiano

Ezequiel Ferreira vai se manter na presidência da ALRN até 2026

Deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) foi eleito para a presidência da Mesa Diretora, por unanimidade, pelos próximos dois biênios (2023/2024 e 2025/2026)

por: NOVO Notícias

Publicado 1 de fevereiro de 2023 às 13:04

Na manhã desta quarta-feira (1º) ocorreu a posse dos deputados estaduais eleitos nas eleições de 2022 e, consequentemente, o início da 63º da Legislatura da Casa

O deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB) vai ficar à frente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) até 2026. Ele foi eleito para a presidência da Mesa Diretora, por unanimidade, pelos próximos dois biênios (2023/2024 e 2025/2026). A eleição aconteceu manhã desta quarta-feira (1º), data que também marcou a posse dos deputados estaduais eleitos nas eleições de 2022 e, consequentemente, o início da 63º da Legislatura.

Durante a cerimônia, Ezequiel fez um agradecimento especial aos deputados George Soares (PV), Tomba Farias (PSDB) e Kleber Rodrigues (PSDB), que pretendiam disputar a presidência da Casa, mas, segundo ele, optaram pelo consenso em reconduzir o atual presidente no comando da ALRN.

A votação unânime, com chapa única encabeçada pelo atual presidente, Ezequiel foi eleito para o biênio 2023/2024. Após a votação, uma nova sessão foi convocada para a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025/2025. Também com chapa única, o atual presidente foi reconduzido à unanimidade dos votos.

Já empossado presidente, Ezequiel Ferreira (PSDB) agradeceu aos deputados e disse que reeleição fortalece o Legislativo estadual. “É uma Casa absolutamente plural, do diálogo e também de convergência, o que a gente tem hoje é uma demonstração de maturidade de uma Casa legislativa, que avança a passos largos”.

Ezequiel Ferreira esteve à frente da Assembleia potiguar nas últimas quatro legislaturas. Sua reeleição correu risco de não acontecer, pois havia o questionamento relacionado com as reconduções consecutivas na presidência do Legislativo. No entanto, a participação dele na disputa foi balizada por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de 7 de janeiro, que concluiu julgamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que questionava a reeleição consecutiva ou recondução na Mesa Diretora Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Na decisão, a maioria do STF definiu que só cabe uma reeleição ou recondução consecutiva dos membros da Mesa. Os ministros apontaram, ainda, que não serão consideradas as Mesas Diretoras eleitas antes de 7 de janeiro de 2021. Desta forma, a decisão garantiu a votação para o mandato de Ezequiel Ferreira para a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.

Perfil

Exercendo o sexto mandato consecutivo o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira de Souza, também foi presidente da Casa nos últimos oito anos. Com a recondução para os próximos quatro anos, será o parlamentar a passar mais tempo no comando do Legislativo potiguar. Liderança política com forte atuação nas regiões do Seridó, Trairí, Agreste e na Grande Natal, o deputado recebeu 70,8 mil votos nas eleições de 2022.

Sob seu comando, a Assembleia Legislativa do RN fortaleceu a Escola da AL, passou a investir em ações sociais por meio da Assembleia Itinerante e reforçou a parceria com o Executivo estadual e as Prefeituras, realizando doações de veículos e equipamentos para a melhoria da administração pública em geral. A Casa passou a contar também com um planejamento estratégico, a iniciativa busca conduzir a instituição a um modelo de excelência de governança e gestão no âmbito do Poder Legislativo estabelecendo metas para os próximos anos.

Em 2021, com o empenho de Ezequiel, a Assembleia promoveu uma conquista histórica para os pequenos negócios, aprovando a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e no ano seguinte iniciando a instalação de Salas do Empreendedor em todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte, em parceria com o Sebrae-RN. Ezequiel também é autor demais de duas dezenas de leis em vigor no Estado.

Mesa Diretora

A eleição para a nova Mesa Diretora também teve chapa única nas eleições feitas para os dois biênios na atual legislatura. No biênio 2023/2024, o quadro diretivo será composto por: Ezequiel Ferreira (Presidente); Tomba Farias (1º vice-presidência); George Soares (2º vice-presidência); Kleber Rodrigues (1º secretário); Gustavo Carvalho (2º secretário); Isolda Dantas (3º secretário); Adjuto Dias (4º secretário)

Para o biênio seguinte, como forma de manter o consenso entre os partidos, a Mesa Diretora terá outra composição de integrantes. Os eleitos para 2025/2026 foram os seguintes: Ezequiel Ferreira (Presidente); Kleber Rodrigues (1º vice-presidência); George Soares (2º vice-presidência); Tomba Farias (1º secretário); Galeno Torquato (2º secretário); Francisco do PT (3º secretário); Terezinha Maia (4º secretário)

MESA DIRETORA -BIÊNIO 2023/2024

Presidente – Ezequiel Ferreira (PSDB)

1º vice-presidente: Tomba Farias (PSDB)

2º vice-presidente: George Soares (PV)

1º Secretário: Kleber Rodrigues (PSDB)

2º Secretário: Gustavo Carvalho (PSDB)

3º Secretário: Isolda Dantas (PT)

4º Secretário: Adjuto Dias (MDB)

MESA DIRETORA -BIÊNIO 2025/2026

Presidente – Ezequiel Ferreira (PSDB)

1º vice-presidente: Kleber Rodrigues (PSDB)

2º vice-presidente: George Soares (PV)

1º Secretário: Tomba Farias (PSDB)

2º Secretário: Galeno Torquato (PSDB)

3º Secretário: Francisco do PT

4º Secretário: Terezinha Maia (PL)

Tags