Cultura

Exposição Lambe Mulher leva arte às ruas do RN no mês de março

Lambe Mulher é uma exposição coletiva que acontecerá em várias cidades do Rio Grande do Norte durante todo o mês de março de 2023

por: NOVO Notícias

Publicado 8 de março de 2023 às 10:32

A partir de hoje – Dia da Mulher – e durante todo o mês de março, a exposição Lambe Mulher terá ações em várias cidades do Rio Grande do Norte. A iniciativa conta com a participação de 12 artistas mulheres que têm uma trajetória no campo das artes visuais. A exposição Lambe Mulher é autogerida e tem o objetivo de destacar a presença feminina nas ruas, tanto do ponto de vista político quanto cultural e de memória social.

A exposição Lambe Mulher abrangerá todas as zonas administrativas de Natal e apresentará diferentes linguagens artísticas, como fotografia, colagem, carta-manifesto, assemblagem, poesia e outras estéticas. Cada artista escolheu o local para expor as suas obras.

Exposição Lambe Mulher começa hoje e se estende por todo o mês de março

Exposição Lambe Mulher começa hoje e se estende por todo o mês de março

 A ação conta com mais de cem lambes de dimensões diversas. Fazem parte da exposição as artistas Elisa Elsie, Catarina Santos, Ilanna Thalma, Mariana do Vale, Gabs Dal Molin, Geovana Grunauer, Meysa Medeiros, Heldi, Soupúrpüra, Paula Lima, Jéssica Bittencourt e Isadora Aragão. O lambe-lambe é uma categoria da arte urbana que já demonstra sua força na presença em meio à divulgação e propaganda nas ruas. Na prática, o lambe é um pôster artístico fixado em paredes, postes e outros espaços urbanos.

Na exposição Lambe Mulher, o público poderá traçar um percurso na cidade que passa em pontos importantes para a cultura, dividido em polos em cada zona. Na Zona Norte os lambes ficarão próximos ao Espaço Cultural Jesiel Figueiredo. Na Zona Leste, as obras ocuparão a fachada de tapume do Teatro Sandoval Wanderley, o Mercado da Seis e a Praça Gentil Ferreira e ainda o Centro Histórico, próximas à casa de Amélia Machado, Igreja do Rosário dos Negros, Pinacoteca Potiguar do Estado do RN, Pedra do Rosário, Rua da Misericórdia e demais pontos.

Também haverá ações nas zonas Sul e Oeste da cidade. Nos espaços, será possível acessar por meio de QR-Code no cartaz principal todas as obras espalhadas nas cidades das artistas e suas redes sociais. A exposição conta com o apoio de diversas instituições, incluindo o Ateliê Santa Catarina, Margem Hub, Ateliê Soupürpüra, Duas Estúdio, Candeieiro e os mandatos da deputada federal Bonavides, da deputada estadual Isolda e das vereadoras Brisa Bracchi e Julia Arruda.

 

Tags