Cotidiano

ExpoEduc: congresso debate os desafios da educação no Norte e Nordeste

Evento educacional está nos preparativos finais para a nova edição que promete ser um ponto de encontro e de discussões para os profissionais da área de educação, além de pesquisadores e gestores públicos

por: NOVO Notícias

Publicado 10 de julho de 2023 às 15:30

Com o tema “Escola em 360º”, evento aborda temas relevantes para a educação atual - Foto: Cedida

Com o tema “A Escola em 360º”, evento aborda temas relevantes para a educação atual – Foto: Cedida

A ExpoEduc, um dos maiores eventos educacionais das regiões Norte e Nordeste, está nos preparativos para sua próxima edição, que promete ser um ponto de encontro imperdível para profissionais da área de educação, especialistas, pesquisadores e gestores públicos. O congresso anual, que acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de julho, no Centro de Convenções de Natal, reunirá mais de 3 mil educadores de todo o Brasil em três dias de intensa troca de conhecimento e aprendizado.

Com o tema “A Escola em 360º”, a ExpoEduc 2023 abordará uma variedade de temas relevantes para o contexto educacional atual. Entre os principais assuntos que serão discutidos durante o evento, destacam-se as tecnologias educacionais, a inclusão, a formação de professores, a gestão escolar, o currículo e a avaliação educacional.

O palco principal do congresso receberá palestras de renomados especialistas, além de ser dividido em quatro palcos simultâneos, cada um voltado para um segmento específico da educação. Essa abordagem diversificada permitirá explorar as múltiplas facetas do ambiente escolar e promover discussões aprofundadas sobre os desafios e inovações em cada área.

Um destaque desta edição será a “Sala SEBRAE para Gestores”, um espaço dedicado exclusivamente à gestão escolar. Com temáticas focadas em potencializar e aperfeiçoar essa área essencial da educação, a sala oferecerá conteúdo especializado para gestores públicos e privados, contribuindo para o fortalecimento do sistema educacional como um todo.

Crislan Viana, presidente do Congresso ExpoEduc, destacou a importância do evento. “Durante o evento, o palco principal recebe palestras únicas e é dividido em quatro palcos simultâneos, sendo cada palco voltado a um segmento da educação”. Essa abordagem abrangente permitirá uma análise aprofundada das diversas áreas educacionais, explorando tendências, desafios e inovações.

Além disso, Crislan ressaltou a relevância da “Sala SEBRAE para Gestores”, afirmando que as temáticas voltadas à gestão escolar visam potencializar e aperfeiçoar essa área essencial da educação. “Temos uma variedade de conteúdo, porque são muitas as possibilidades que circulam dentro desse universo que é a escola. Esse universo cíclico e de ecossistema e, assim o chamamos, porque esse ambiente precisa de um equilíbrio, entre setores, funções e saberes”, concluiu Crislan, enfatizando a importância do equilíbrio e da integração no ambiente educacional.

A ExpoEduc 2023 contará com a participação de mais de 90 palestrantes, entre eles alguns dos maiores nomes da educação do Brasil. Personalidades como Mario Sérgio Cortella, Rossandro Klinjey, Emília Cipriano e Leo Chaves estão confirmadas como convidados especiais, trazendo suas perspectivas e experiências enriquecedoras para o evento.

A programação do congresso incluirá uma “Arena 360” dedicada ao renomado educador Max Haetinger (in memorian), dividida em quatro eixos temáticos: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio. Os temas abordados serão amplos e diversos, abrangendo desde a inclusão na prática e a violência até a saúde mental nas escolas, a inserção da tecnologia em sala de aula e as práticas pedagógicas.

Com mais de 80 estandes, a ExpoEduc proporcionará uma oportunidade valiosa para interação, atualização e networking. Profissionais da educação poderão explorar novas soluções, recursos e materiais educacionais, estabelecendo conexões significativas com empresas e instituições que estão na vanguarda das transformações educacionais.

Programação

QUINTA-FEIRA | 27 DE JULHO
13h – Abertura dos portões – Credenciamento
14h – Sala de Gestão Pública (Programação)
19h – Arena Max Haetinger – Abertura
19h30 – Cenários turbulentos, mudanças velozes – Mario Sérgio Cortela/PR

SEXTA-FEIRA | 28 DE JULHO
8h – Abertura dos portões e visitação aos stands
9h – Os elementos invisíveis de uma comunicação poderosa – Mona Lisa Dantas/RN
9h45 – A conexão do Maker com o desenvolvimento de habilidades para futuro – Luiz Eduardo Pacagnella/SP
14h30 – Educação Inclusiva – Wania Burmester/SP
15h15 – Violência e saúde mental nas escolas – Caio Lobianco/RJ
18h30 – Saberes e Sabores de Ser Educador do Século XXI – Emilia Cipriano/SP
19h30 – A arte de se reinventar – Leo Chaves/MG

SÁBADO | 29 DE JULHO
9h – O que a família e a escola precisam saber antes de ensinar – Nery Adamy/RN
9h45 – Artes e seus atravessamentos nas práticas pedagógicas – Artur Garcez/RN
10h30 – Intervalo
11h – Divisão para os Espaços de Aprendizagem
12h35 – Intervalo
14h30 – Arena Max Haetinger – As competências socioemocionais e as cantigas de roda – Isaque Folha/PI
15h15 – Arena Max Haetinger – Para que serve o ENSINO quando não há APRENDIZAGEM – Acedriana Vogel/PR
17h – Divisão para os Espaços de Aprendizagem
19h – Arena Max Haetinger – Os impactos da Falência Familiar para a Escola e na Sociedade – Rossandro Klinjey/PB
20h Encerramento

Tags