Evento com as principais empresas de energia solar do Rio Grande do Norte será realizado entre esta quarta-feira e sábado, dias 14 e 17 de agosto, na unidade Natal da Ferreira Costa; entrada e estacionamento gratuitos
Publicado 14 de agosto de 2024 às 16:07
Destaque na produção de energia solar na região Nordeste, o Rio Grande do Norte vai sediar, entre esta quarta-feira e sábado, dias 14 e 17 de agosto, na unidade Natal da Ferreira Costa, a Expo Solar Nordeste: O futuro solar é agora! @exposolarnordeste. A entrada e o estacionamento são gratuitos.
O evento é uma excelente oportunidade para aprender sobre as mais recentes tecnologias, obter conselhos de especialistas e explorar opções de financiamento e incentivos que tornam a instalação de energia solar mais acessível e eficiente.
De acordo com Ocimar Damásio, idealizador do evento, as empresas mais importantes do setor, no Rio Grande do Norte, vão oferecer em seus estandes oportunidades de negócios, como facilidades na compra e no financiamento.
“Dois agentes financeiros, Sicoob e a Agência de Fomento do Estado (AGN) vão estar presentes na Expo Solar Nordeste para facilitar a compra e financiamento para as pessoas ou empresas que pretendem utilizar energia solar”, revela Ocimar.
5GW de potência
Para se ter uma ideia do tamanho deste setor no Nordeste, o mapeamento do Meu Financiamento Solar, maior plataforma de aquisição de créditos de energia solar do País, revelou que a região ultrapassou a marca de 5,1 gigawatts de potência instalada nos telhados, fachadas e pequenos terrenos.
Segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o Nordeste possui o maior volume de potência instalada (7,4 GW). Além do RN, Bahia, Ceará e Piauí se destacam no setor de energia solar fotovoltaica.
Rio Grande do Norte solar
O Rio Grande do Norte registrou 632,7 megawatts (MW) de potência instalada na geração própria de energia solar. De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o estado possui mais de 68,7 mil conexões operacionais de energia solar em telhados e pequenos terrenos, espalhadas pelas 167 cidades.
Atualmente são 69,4 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica. Desde 2012, a modalidade já proporcionou ao RN a atração de R$ 3,2 bilhões em investimentos, geração de mais de 19,5 mil empregos e a arrecadação de R$ 900 milhões aos cofres públicos.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias