Geral

Exigência do passaporte da vacina aumenta procura por D1 no RN, aponta Lais

O recorte leva em conta o período entre os dias 11 e 25 de janeiro, sendo uma semana antes e uma depois da publicação do decreto estadual que obriga a apresentação do passaporte, publicado no dia 18 de janeiro, somente para a aplicação da primeira dose

por: NOVO Notícias

Publicado 26 de janeiro de 2022 às 16:15

Passaporte vacinal – Foto: Divulgação

Dados levantados pelos pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) apontam que a exigência do passaporte vacinal para acessar eventos e locais de grande movimentação impulsionou a procura pela imunização contra a covid-19 em todo o Rio Grande do Norte, inclusive na capital, Natal. Após a exigência da vacinação, foi verificado, entre as pessoas acima de 18, um aumento de mais de 90% na procura pelo imunizante.

O recorte leva em conta o período entre os dias 11 e 25 de janeiro, sendo uma semana antes e uma depois da publicação do decreto estadual que obriga a apresentação do passaporte, publicado no dia 18 de janeiro, somente para a aplicação da primeira dose. Para a D2, o acréscimo foi pouco maior do que 23%.

Ao mesmo tempo em que o decreto estadual impulsionou a procura pela vacinação, a não obrigatoriedade do passaporte vacinal, decretada pela Prefeitura de Natal, também impactou na imunização da população. A diferença entre o dia 24 de janeiro (data em que foi anunciada a liberação de acesso sem o passaporte) para o dia seguinte registra uma queda de 9,35%.