O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe morreu, nesta sexta-feira (8), após ser baleado enquanto discursava em um comício na cidade de Nara, no Oeste do Japão. A notícia foi dada pela NHK, televisão estatal do país, e confirmada pelo Hospital da Universidade de Medicina de Nara.
À Reuters, o Corpo de Bombeiros informou que o ex-premiê sofreu uma parada cardiorrespiratória antes de ser levado ao hospital. Em entrevista coletiva, o chefe da equipe informou que ele foi declarado morto às 17h03, hora local (5h03 horário de Brasília).
Um suspeito pelo ataque foi detido pela polícia japonesa. Ele foi acusado de tentativa de homicídio e de ter usado “equipamento semelhante a uma arma”.
Shinzo Abe morreu aos 67 anos. Ele foi primeiro-ministro do Japão entre os anos de 2006 e 2007 e, mais tarde, entre 2012 e 2020.
O comício desta sexta-feira acontecia antes das eleições para o Senado japonês, marcadas para o domingo (10). Abe discursava em apoio a Kei Sato, membro da câmara alta do Parlamento que concorre à reeleição como representante da cidade de Nara.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias