Miguel Gutierrez, ex-CEO das Americanas, foi preso pela Interpol em Madri, na Espanha, conforme informou a Polícia Federal nesta sexta-feira (28). Gutierrez é investigado por um esquema de fraude bilionária envolvendo a empresa.
Na quinta-feira (27), a Polícia Federal esteve na casa do empresário no Rio de Janeiro para cumprir um mandado de prisão preventiva, mas não o encontrou. Agora, a PF aguarda um pedido de extradição para trazer o executivo de volta ao Brasil.
Além de Gutierrez, Anna Saicali, também ex-CEO da Americanas, é alvo das investigações e está foragida. Durante a operação de quinta-feira, a PF cumpriu 14 mandados de busca e apreensão nas residências de ex-diretores da varejista, atendendo a uma ordem da Justiça do Rio de Janeiro, que bloqueou bens e valores dos investigados totalizando R$ 500 milhões.
A fraude bilionária foi descoberta em 2023, após a Americanas divulgar um rombo de R$ 20 bilhões em seu balanço, atribuído a “inconsistências contábeis”. As investigações internas da empresa indicam que pelo menos 60 pessoas, entre demitidos e ex-funcionários, têm algum envolvimento nas operações fraudulentas.
O esquema de fraudes contábeis consistia na antecipação de pagamentos a fornecedores por meio de empréstimos bancários, contabilizados em contratos falsos, conforme apurações da PF.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias