Em um mundo acelerado e repleto de informações, criar espaços que promovam a escuta ativa e o diálogo se torna essencial para uma educação significativa e inclusiva. Mesmo em um contexto de avanços tecnológicos que facilitam a comunicação, ainda somos surpreendidos por um dado alarmante: a liberdade de expressão tem sido restringida para boa parte da população global, apesar de ser um dos princípios mais importantes da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
De acordo com a edição 2023 do Relatório Global de Expressão, a quantidade de pessoas vivendo em países com restrições à liberdade de expressão aumentou nas últimas duas décadas: 80% da população global tem menos liberdade de expressão do que em 2020. O Brasil está incluído nessa estatística, ocupando a preocupante 87ª posição na lista. A organização não-governamental Article 19 é a responsável por este estudo anual.
Neste contexto, se fortalece ainda mais a necessidade de voltarmos nossos olhos para uma educação em que se garanta o direito ao pensamento e expressão das suas ideias a todos, especialmente às crianças e adolescentes em um dos ambientes em que mais convivem: a escola. Como seria se todos, ainda quando estudantes, tivessem oportunidade de expor suas opiniões sobre as suas atividades escolares?
Bem, é isto que acontece no Instituto Educacional Casa Escola. E não é de agora esta prática. Dos seus 40 anos de existência, há mais de 17 anos a instituição adotou uma prática que hoje é um marco da escola: a Assembleia dos Estudantes. A iniciativa é uma das ferramentas adotadas para estimular a participação ativa dos alunos e proporcionar um ambiente propício à escuta e ao respeito mútuo.
Essa ação tem se mostrado essencial para promover discussões, tomar decisões coletivas e lidar com frustrações, fortalecendo os princípios de uma sociedade democrática. A Assembleia de Estudantes acontece quinzenalmente e conta com a participação de alunos, professores, gestores, equipe administrativa e funcionários. Em algumas ocasiões, os pais também têm a oportunidade de participar, ampliando o alcance dessa instância de diálogo.
O coordenador pedagógico do Instituto Educacional Casa Escola, Jorge Raminelli explica como é a dinâmica. Ele diz que antes da realização da Assembleia, os grupos responsáveis têm um período de quinze dias para coletar pautas e sugestões, percorrendo as salas de aula, a cozinha, a secretaria e conversando com os funcionários. Isso garante que todos tenham a oportunidade de contribuir com assuntos que julguem relevantes para a comunidade escolar.
“A assembleia de classe ou de aluno é uma ferramenta importante para estimular a manifestação de opiniões, debates de posicionamentos, tomar decisões e lidar com frustrações. É um espaço democrático que permite a expressão, crítica, elogios. Nem tudo pode ser discutido ou conquistado na Assembleia, mas isso faz parte do cotidiano de uma sociedade democrática”, esclarece o coordenador.
Para Estela Cavalcante, estudante do 8° ano, a Assembleia dos Estudantes é um momento de respeito e troca de ideias, que reforça a importância de ouvir e considerar as perspectivas de todos. Ela destaca que se sente acolhida e valorizada durante esses encontros, uma vez que suas ideias e as dos demais alunos são reconhecidas como válidas e essenciais para a construção de um ambiente escolar mais inclusivo.
Além disso, a Assembleia dos Estudantes também oferece a oportunidade de apresentar projetos e discutir temas relevantes para a comunidade escolar. Estela relata ter participado de uma Assembleia na qual apresentou os projetos trimestrais do seu Núcleo de Interesse, o que proporcionou uma experiência gratificante de interação com colegas e funcionários.
“A atividade é uma representação de que a vida em sociedade não se resume apenas a resolver problemas e quebrar a cabeça para apresentar soluções para questões monótonas; pequenos gestos de gentileza e solidariedade também fazem parte e podem melhorar o dia de muitas pessoas. Por isso, a escola também abre um espaço para elogios ao trabalho de funcionários e alunos. Para mim, é a melhor hora desse momento”, comenta.
Matheus Delmiro, aluno da Casa Escola do 7° ano, também enxerga a Assembleia como uma oportunidade única de colocar suas ideias e contribuir para melhorias na escola. Ele ressalta a importância desse espaço de diálogo, mencionando que muitas escolas não oferecem essa oportunidade aos alunos. “Ao participar de assembleias e discussões desde criança, eu posso desenvolver intimidade com esses ambientes, aprendendo a expressar minhas ideias e pontos de vista, já que este espaço de reunião, discussão coletiva, é algo tão comum na vida, como uma reunião de trabalho ou assembleia de condomínio”, relata o estudante.
Enquanto pai, Alexandre Marcos, destaca a importância para seu filho Matheus com a promoção dessa atividade na escola, ressaltando que a abertura para a expressão do pensamento é fundamental para o desenvolvimento social e ambiental dos alunos. Ele destaca a importância de construir um ambiente coletivo cada vez melhor e mais saudável, por meio do diálogo e da participação ativa dos estudantes.
“Com a aplicação dessa atividade, observo o Matheus cada vez mais maduro nos seus posicionamentos. Entendo que esta atividade é muito importante para o desenvolvimento social e ambiental dos alunos. É uma forma extremamente democrática para construirmos juntos um ambiente coletivo cada vez melhor e mais saudável”, ressalta.
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