Cotidiano

Estudantes da UFRN são premiados em concurso internacional de tecnologia

Os alunos da UFRN conquistaram o 1º e o 3º lugar no concurso estudantil anual da World Technology Universities Network (WTUN)

por: NOVO Notícias

Publicado 14 de julho de 2023 às 16:56

UFRN – Foto: Cícero Oliveira

Duas equipes de alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conquistaram o 1º e o 3º lugar no concurso estudantil anual da World Technology Universities Network (WTUN), rede internacional de universidades globais de tecnologia, que conta com a participação da UFRN. A competição de 2023 abordou o tema Tecnologia Inovadora e Cidadania Global para o Século XXI, a fim de encontrar soluções inovadoras para atender a um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). As equipes vencedoras apresentarão suas ideias no congresso 2023 da WTUN, que acontecerá de 9 a 11 de outubro, na Alemanha.

Os vencedores do primeiro prêmio foram os estudantes Gabriel Sebastião do Nascimento Neto, João Igor Ramos de Lima, João Pedro Araújo Ramalho e Kiev Luiz Freitas Guedes, que apresentaram o projeto Aqua Shield. Na proposta, a equipe sugeriu a criação de um aplicativo com diversas ferramentas para estimular a formação de uma rede global de apoio ao tratamento de água. Entre as funcionalidades, o aplicativo dispõe de notícias informativas sobre o cenário hídrico mundial, um sistema online de formação de grupos de limpeza e captação de água, além do mapeamento descentralizado de áreas que precisam de tratamento. Segue o vídeo ganhador:

O grupo que conquistou a terceira colocação é composto pelos estudantes Yasmim Kamila da Costa Ribeiro, Israel Soares de Castro Filho, Victor Bruno Filgueira Gurgel dos Santos e Gabriel Mendonça de Queiroz, que apresentaram o projeto One Earth Hub. O aplicativo de missões permite conectar as comunidades em prol de ações que visem a melhorar o seu entorno, com a participação de crianças, adolescentes, adultos, escolas, universidades, ONGs, empresas e governo. Por meio do aplicativo, as pessoas podem se comprometer em realizar missões, tais como plantar árvores ou separar lixo reciclável. Assista ao vídeo do projeto:

Tags