Cotidiano

Escrita Criativa, Educação Financeira e Investigação Científica: as disciplinas do Novo Ensino Médio

Escolas em Natal já estão aplicando disciplinas da grade proposta pelo novo ensino médio

por: NOVO Notícias

Publicado 3 de fevereiro de 2022 às 11:42

Novo ensino médio

Novo ensino médio traz mudanças na grade de ensino – Foto: Divulgação

As mudanças relativas ao Novo Ensino Médio já começaram em algumas escolas de Natal, com a inclusão de disciplinas fora da caixa em suas grades curriculares. Dentre as novidades já presentes na capital potiguar, estão Investigação Científica, Escrita Criativa, Teatro e Educação Financeira.

O Complexo Educacional Contemporâneo foi uma das instituições que decidiu implantar de imediato a nova dinâmica, com a oferta de horas flexíveis para a formação técnica e profissional. A diretora Marianny Andrade Arcanjo conta que após realizar pesquisa com os alunos, foi possível construir uma grade mais moderna e assertiva.

Uma das novas disciplinas que já é uma realidade é a de Escrita Criativa. O professor Luís Reis explica que “o objetivo é apresentar a escrita como um processo social, cultural e científico, além de movimentar gêneros pouco trabalhados em sala de aula”. Segundo ele, as aulas serão interativas e essenciais para quem quer pôr fim na “síndrome da folha em branco”.

A Investigação Científica, por sua vez, está sendo ofertada com diferentes focos, da astronomia ao empreendedorismo. A professora Mariana Lavoura conta que na vertente empreendedora, já na primeira aula, “as turmas serão divididas em equipes e vão simular empresas de cosméticos, para criar produtos inovadores a partir de muito prática”.

Com o Teatro, como explica o professor Ricardo Coringa, “os alunos poderão acessar diversas manifestações artísticas a partir da dramaturgia”. A ideia é trabalhar Linguagens, uma das áreas cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de forma dinâmica e interativa.

Já a disciplina do professor Roberto Peixoto tem foco nos negócios digitais. Por meio da Educação Financeira, os alunos vão aprender não somente sobre a administração de finanças pessoais, mas também sobre como monetizar com o uso da internet, passeando por atividades relativas a várias profissões do futuro.

Marianny explica que o desafio do Contemporâneo foi alinhar o interesse apresentado pelo alunado com as diretrizes pedagógicas da escola. “Formatamos as disciplinas de acordo com a vontade manifestada e criamos os links necessários com o resto da grade. O resultado foi a oferta de opções que estimulam, mas também que complementam”, explica a diretora.

Ao todo, seis novas disciplinas estão sendo oferecidas aos alunos da escola. Todas elas dialogam com uma das quatro áreas de conhecimento do Enem: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens. O Novo Ensino Médio começou a valer em todo o Brasil a partir deste ano.

Tags