Polícia

Escola Municipal de Parnamirim é arrombada duas vezes em uma semana

Além de bagunçar salas e espaços pedagógicos, suspeitos roubaram computadores, celulares e eletrônicos

por: NOVO Notícias

Publicado 9 de julho de 2021 às 13:13

Escola Municipal Luiz Maranhão Filho – Foto: Reprodução/Google Maps

Uma escola municipal em Parnamirim, na região metropolitana da Grande Natal, foi invadida duas vezes na última semana e três vezes nos últimos 30 dias, segundo a direção. Os suspeitos levaram computadores, celulares e eletrônicos.

Mais de 800 crianças estudam na escola municipal Luiz Maranhão Filho, localizada no bairro Monte Castelo. As aulas presenciais estão suspensas desde março de 2020, devido à pandemia do coronavírus. O ensino acontece em formato remoto, com atividades impressas, as quais são entregues na escola.

Segundo a direção da escola municipal os ladrões aproveitam do acesso fácil para invadir o local e levar objetos de valor da escola. Além de bagunçar materiais pedagógicos e documentos, os ladrões roubaram um computador, um celular, uma mesa de som da rádio da escola e fones de ouvido.

A mãe de um aluno, Thuanny Alves, reclama que os acessos da escola estão abandonados. Algumas grades estão caídas e não há vigia noturno nas proximidades do prédio. “Isso é um absurdo. Não é de hoje que vem acontecendo. Já está virando rotina”, diz a mãe.

Várias portas foram arrombadas nas últimas invasões. A direção da escola providenciou uma grade para colocar nas salas, que é um alvo dos vândalos. Outros locais também precisaram ser reforçados, com a instalação de cadeados e espirais de arame farpados nos muros do prédio.

Segundo a secretária municipal de educação, Justina Iva, novas medidas estão sendo tomadas. O município deve aumentar o monitoramento por meio de câmeras de segurança na rede municipal. Segundo a secretária, uma média de 04 câmeras serão instaladas por escola.

De acordo com a secretária de educação, o município tem a intenção de ampliar a vigilância noturna nas escolas. “Nós estamos em processo licitatório para aumentar o videomonitoramento das 26 escolas com pelo menos dois porteiros por prédio”, explica Justina.

Em entrevista ao Novo Notícias, a Secretaria Municipal de Educação disse que há uma alteração qualitativa sendo feito com a empresa contratada para o preenchimento de vagas para porteiros no período noturno. Segundo a secretaria, 52 profissionais serão relocados para 26 escolas.

Tags