O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) revelou um dado interessante para a educação potiguar: há escolas em Natal com desempenho melhor do que a média de países como Alemanha, Portugal e França.
Realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o diagnóstico traz um retrato nacional e compara, desde 2000, resultados e a situação escolar de alunos aos 15 anos de idade em escolas ao redor do mundo. Ou seja: trata-se de um dos poucos indicadores de qualidade voltados ao ensino privado.
No Rio Grande do Norte, uma das instituições participantes que apresentaram boa pontuação foi o Complexo Educacional Contemporâneo, que obteve mais de 498 pontos, acima da média de alguns países europeus renomados pela sua educação, a exemplo de Alemanha, Suíça, Portugal, Bélgica e França. A escola faz parte da Inspira Rede de Educadores.
No Brasil, o exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), mesmo órgão responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A média nacional foi de 413 pontos.
Segundo Marianny Andrade Arcanjo, diretora do Contemporâneo, o principal objetivo do estudo é avaliar se, aos 15 anos de idade, os estudantes de todo o mundo estão sendo adequadamente preparados para ingressar no Ensino Superior e no mercado de trabalho.
“Temos focado muito nas dimensões que são base do diagnóstico: Leitura, Matemática e Ciências, com laboratórios próprios que fortalecem conhecimentos e ainda desenvolvem outras habilidades também avaliadas, como a resolução coletiva de problemas e o letramento financeiro”, conta ela.
O país com maior média foi a China, com 555 pontos. Singapura, Canadá, Finlândia e Coreia do Sul figuraram entre os dez primeiros colocados.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias