Cotidiano

Equipe da FAB viabiliza o transporte de órgãos entre RN e PE

Segundo Esquadrão de Transporte Aéreo (2º ETA) participou na terça-feira (22) de uma missão de transporte de órgãos, tecidos e equipes ( TOTEQ)

por: NOVO Notícias

Publicado 23 de novembro de 2022 às 12:32

Segundo Esquadrão de Transporte Aéreo (2º ETA) foi acionado para mais uma missão de transporte de órgãos, tecidos e equipes ( TOTEQ)

O Segundo Esquadrão de Transporte Aéreo (2º ETA) participou na terça-feira (22) de uma missão de transporte de órgãos, tecidos e equipes ( TOTEQ). A tripulação decolou da Base Aérea de Natal às 06h, a bordo da aeronave C-95 Bandeirante e pousou na cidade de Recife, às 07h, para o embarque da equipe médica, que foi transportada para Mossoró. Na cidade potiguar, a equipe participou do processo de transplante de um fígado, dois rins, baço e linfonodo.

Após a operação, a tripulação regressou para Recife, as 16h, para que o órgão fosse transplantado ao receptor.
Após desembarque a tripulação retornou para Natal. Ao todo, foram voadas 4h30 de voo, 3 tripulantes envolvidos e 3 membros da equipe médica.

Desde 2017, com a publicação do Decreto Presidencial n° 9.175, a FAB mantém serviços de alerta com aeronaves e equipes de voo permanentemente disponíveis em localidades estratégicas para atender todo território nacional.

Sendo acionada pelo Ministério da Saúde, nos casos em que o trecho para o transporte dos órgãos, tecidos ou equipes médicas para o transplante não é atendido por linha área comercial.

Tags