Cotidiano

Entusiamos e emoção entre aprovados e familiares no Sisu 2022

‘Todo meu esforço valeu a pena’, diz potiguar aprovada em terceiro lugar para Medicina na UFRN

por: NOVO Notícias

Publicado 25 de fevereiro de 2022 às 10:00

Letícia Rosário, terceiro lugar em Medicina na UFRN – Foto: Agência M3ta

A semana foi movimentada pela divulgação dos resultados do SISU 2022, na última quarta-feira (23). Em Natal, estudantes, familiares e professores comemoraram as aprovações com entusiasmo e emoção.

Felicidade e gratidão. Esses são os sentimentos que a estudante Letícia Rosário, de apenas 18 anos, afirma estar sentindo após ser aprovada em terceiro lugar para Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O curso costuma ser o mais concorrido do país, afinal, é uma graduação conhecida por exigir muito dos alunos e por oferecer boas oportunidades de emprego.

“Eu nem sei explicar direito, é uma felicidade e gratidão gigantesca de ver que todo meu esforço valeu a pena e se transformação nesse resultado maravilhoso”, comemorou.

Tamanha dificuldade exigiu muita determinação da estudante. “Envolve muita disciplina fazer aquilo que realmente precisa ser feito. Estudar com qualidade, fazer questões, treinar com simulados, entender que é preciso manter uma rotina equilibrada, com tempo para descanso, cuidado com a saúde mental e física… tudo isso é muito importante”, disse a mais nova acadêmica de Medicina.

Letícia foi aprovada no curso em sua segunda tentativa. “Passei na minha segunda tentativa para valer mesmo. Fiz ENEM no meu pré e agora, com um ano de cursinho no Ciências Aplicadas, que tanto me ajudou nessa trajetória”, disse.

A estudante disse que, mesmo com a rotina intensa de estudos, ainda conseguiu reservar um tempinho para família e amigos. “É uma questão de prioridades. Não dá para sair toda semana com os amigos, pois o estudo exige muito, mas esses momentos são importantes para aliviar o estresse e viver algo que não seja da rotina de cursinho e estudos. Eu, particularmente, sempre valorizei muito os momentos em família, então meu domingo era de descanso e eu aproveitava ao máximo o tempo com eles”, explicou.

Para o professor Alexandre Pinto, diretor do Ciências Aplicadas, o ótimo resultado alcançado ao longo desses anos se deve ao alto nível dos alunos, ao trabalho aplicado por sua equipe e à parceria junto às famílias. “Nossos alunos são preparados desde o ensino fundamental, e quando chegam ao Ensino Médio são postos à prova bimestre a bimestre, quando passam pelos simulados que contam com metodologia semelhante à utilizada no Enem, com um modelo matemático semelhante ao da Teoria da Resposta ao Item (TRI – Enem). Além disso, tanto os alunos, quanto suas famílias, contam com apoio do setor de psicologia da Escola, para que o emocional também esteja bem.”, disse Alexandre.

Outros resultados

Giovanna Camila, aluna do Salesiano RN, foi a primeira colocada em Tecnologia da Informação pela UFRN. Ela lembrou que a conquista, em uma área predominantemente masculina, pode contribuir para abrir mais portas às mulheres no mercado de trabalho.

“É muito emocionante ter conquistado essa vaga e estar em uma área, excepcionalmente, dominada por homens, e ter uma menina em primeiro lugar, é indescritível. Minha família trabalha com essa área, são profissionais de informática, era realmente o que eu queria e estou muito feliz por isso”, festejou.

Júlio César Freire, 1° lugar em Geografia na UFRN, não escondeu a emoção de ter conquistado a aprovação e iniciar o sonho de se tornar professor. “Eu estou muito feliz. Foi um ano muito difícil, desafiador para todo mundo e receber esse resultado, ainda mais como primeiro lugar e realizar o meu sonho de ser professor de Geografia”, contou emocionado.

Já a nova universitária Yasmin Nogueira, aprovada em primeiro lugar em Engenharia Ambiental pela UFRN, explicou que analisou muitos cursos antes da decisão final e que agradeceu pelo incentivo de toda a família, já que alguns familiares não tiveram condições de entrar em uma universidade pública.

“Esse resultado deixou toda a minha família muito feliz, porque nem todos tiveram a oportunidade de ir para uma universidade e esse curso foi um dos que eu analisei e disse ‘essa área é para mim’. É muito gratificante viver isso, recompensando todo o esforço de muitos anos”.

Tags