Cotidiano

Estelionato Entenda o “golpe do SMS” e saiba como se proteger dos criminosos

Advogado explica o que deve ser feito por quem já caiu na fraude envolvendo a cobrança da taxa falsa de importação

por: NOVO Notícias

Publicado 19 de agosto de 2024 às 14:10

Um golpe via mensagem SMS utiliza dados reais dos usuários para induzir o pagamento de uma taxa falsa dos Correios. Nas últimas semanas, milhares de brasileiros receberam mensagens com um link para o pagamento. O uso de informações reais, como o CPF ou número da encomenda, tem contribuído para que os usuários acreditem na mensagem.

Foi isso que aconteceu com Giulia Tertuliano, estudante de arquitetura de 22 anos. A jovem estava ansiosa para receber a encomenda que tinha feito pela internet há mais de um mês. Até que chegou a mensagem pelo celular: um alerta de que sua encomenda estava retida e ela precisava pagar uma taxa para liberar.

“Como eu já estava esperando há muito tempo, quando eu recebi a mensagem eu realmente achei que era a minha encomenda que deveria estar presa e eu precisava pagar para liberar e era o mesmo número do meu pedido, então eu paguei. Até que eu continuei recebendo outras mensagens do mesmo tipo e percebi que tinha caído no golpe”, conta Giulia.

Os golpistas enviam mensagens contendo informações detalhadas, como o endereço de entrega e o número do pedido, mesmo para pessoas que não realizaram compras internacionais, na tentativa de que mais pessoas caiam no golpe.

O advogado e professor de direito da UnP, Lucas Cruz, explica que esse tipo de golpe se enquadra como crime de estelionato. “O crime de estelionato se aperfeiçoa pelo fato de os criminosos conseguirem apresentar o valor dos pedidos, por exemplo, cuja fonte dos dados ainda não foi confirmada. Levadas à confusão, as vítimas que clicam no link enviado são levadas a sites falsos, são solicitados dados como nome completo, CPF e telefone, e direcionadas a fazerem o pagamento, que na verdade será destinado a contas dos autores do crime”, diz o advogado, que também é vice-presidente da comissão de direito digital da OAB.

O especialista comenta que esse novo golpe digital cresceu após a sanção da Medida Provisória 1.236/2024 pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no final do mês de junho, no qual passou a incidir desde 1º de agosto a chamada “taxa das blusinhas” sobre compras internacionais com valor até US$ 50.

“É importante lembrar que no ato da compra de produtos estrangeiros feita em apps e lojas digitais no Brasil, já será possível ver a incidência dos impostos. Com isso, desconfie de cobranças adicionais”, complementa o advogado. A indicação do advogado é que quem acabar fazendo o pagamento por engano, entre em contato com o seu banco o mais rápido possível para solicitar a devolução do valor depositado. “Vítimas também poderão recorrer à Delegacia Virtual para registrar uma ocorrência por estelionato”, finaliza.

A equipe de reportagem do NOVO Notícias também buscou a Polícia Civil do Rio Grande do Norte para saber em relação ao número de casos de estelionato virtual registrados esse ano no estado, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

Alerta dos Correios

Os Correios publicaram comunicado onde alerta os cidadãos sobre a necessidade de atentar para a fonte de envio (que deve ser pelo domínio @correios.com.br) e que toda informação sobre pedidos, inclusive o rastreio, poderá ser feita no próprio site da companhia.

No comunicado, os Correios alertam para o cuidado que deve ser tomado ao clicar em links recebidos pelas mensagens, para que não sejam feitos nem pagamentos e nem os dados confidenciais dos usuários sejam roubados. A recomendação é sempre procurar a fonte oficial no site da companhia.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags