Canteiro de obras da engorda de Ponta Negra. Foto: Prefeitura de Natal

Canteiro de obras da engorda de Ponta Negra. Foto: Prefeitura de Natal

Cotidiano

Avanço Engorda de Ponta Negra: canteiro de obras recebe primeiros equipamentos

Nesta terça-feira (20), a empresa DTA Engenharia iniciou a montagem da tubulação necessária para anexar a draga e a sinalização marítima

por: NOVO Notícias

Publicado 20 de agosto de 2024 às 16:25

Canteiro de obras da engorda de Ponta Negra já foi iniciado. Foto: Prefeitura de Natal

Canteiro de obras da engorda de Ponta Negra já foi iniciado. Foto: Prefeitura de Natal

Durante a semana, uma das principais e mais importantes obras realizadas pela Prefeitura do Natal, a engorda da praia de Ponta Negra, no litoral Sul, teve os seus serviços iniciados com a montagem do canteiro e primeiros passos da obra, com a chegada de tubos e outros equipamentos que deverão ser acoplados à draga que fará a retirada da areia do fundo do mar e o seu despejo na praia.

Nesta terça-feira (20), a empresa DTA Engenharia iniciou a montagem da tubulação necessária para anexar a draga e a sinalização marítima. “Com essa primeira etapa finalizada, partiremos para os serviços no aterro, mas isso até a primeira semana de setembro. Depois da obra iniciada, faremos tudo em até 95 dias, com mais de 11 mil metros por dia de areia jorrada para a beira da praia e no final com mais de 1 milhão de metros cúbicos colocados na praia”, explicou o secretário Carlson Gomes, da Seinfra.

A engorda se trata de um aterro que será colocado ao longo de 4 quilômetros na enseada de Ponta Negra. O objetivo final é de que a faixa de areia nas praias de Ponta Negra e Via Costeira seja alargada para até 100 metros na maré baixa e 50 metros na maré alta.

Leia também:

Na última semana, o Idema reemitiu a licença de instalação e operação para o início da obra de engorda. A licença é válida até 23 de julho de 2034. A questão foi solucionada depois que a Prefeitura de Natal atendeu às exigências do órgão e pediu a prorrogação do prazo para finalizar os trabalhos.

O projeto prevê o uso de cerca de 1,1 milhão de metros cúbicos de areia, que será distribuída ao longo da praia com o auxílio de uma draga de sucção, em segmentos de 200 metros. A iniciativa visa ampliar a faixa de areia para até 100 metros durante a maré baixa e 50 metros na maré alta.

 

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags