Após desembarcar em Natal na noite deste domingo (19), o ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que o Rio Grande do Norte “enfrenta duas violências, uma física e uma política”. Dino fez referência aos ataques que vêm acontecendo no RN desde a última terça-feira (14) e à pressão de senadores para a instalação de uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no estado, com emprego das Forças Armadas.
Ainda de acordo com o ministro, as Forças Armadas “são uma espécie de remédio extremo” para situações em que há colapso absoluto das forças de segurança pública federais e estaduais, o que, segundo ele, ainda não seria o caso.
O pedido de GLO foi enviado na sexta-feira (17) pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), ao presidente Lula (PT), atendendo a um requerimento do senador Styvenson Valentim (Podemos). “Não estamos aqui para fazer espetáculo político, mas para resolver o problema. E eu espero que não seja necessário GLO”, afirmou Flávio Dino.
“Objetivamente, nós temos uma crise ascendente no RN? Não. Temos neste momento uma crise que está em processo de controle, que deriva de razões estruturais que vem de longa data. E é por isso que estamos aqui para ampliar os investimentos que a governadora demandar no esforço de reestruturação no sistema de segurança. Lembrando que as Forças Armadas não integram a segurança pública e às vezes por razões ideológicas, apenas, ou da violência política, há uma fantasia sobre GLO”, completou.
Ainda na ocasião, o ministro anunciou o que chamou de “investimentos estruturantes na segurança pública e no sistema penitenciário do estado”. Segundo ele, os investimentos planejados para o RN serão destinados à aquisição de viaturas, armamentos, reforma de penitenciárias e construção de novas unidades prisionais, e terão cronograma imediato. “Não são recursos que dependem da votação de leis ou de previsão orçamentária. São recursos de que o Ministério dispõe e nesse momento o RN é uma prioridade nacional”, disse.
Flávio Dino destacou ainda que o apoio do governo federal ao Rio Grande do Norte já ultrapassa R$ 5,3 milhões em investimentos para o reforço da segurança pública. “Só é possível melhorar esse quadro melhorando a estrutura”, pontuou o ministro.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias