Expectativa de vida dos homens no Brasil é sete anos menor que a das mulheres; orientação de especialista é que público masculino realize check-ups regulares para prevenir doenças
Publicado 15 de julho de 2024 às 17:39
O Brasil é o único país da América Latina com políticas públicas voltadas para a saúde masculina. Entretanto, apesar disso, a perspectiva de vida dos homens no país ainda é sete anos menor do que a das mulheres, conforme dados do Ministério da Saúde. De acordo com especialistas em saúde, essa diferença se deve à baixa procura por atendimento médico por parte do público masculino. Assim, nesta segunda-feira (15), quando é celebrado o Dia Nacional do Homem, instituições públicas e privadas voltam suas ações para incentivar os cuidados e a prevenção de diversas doenças que afetam este público.
Segundo o professor do curso de Enfermagem da Estácio, Igor Martins, parte dos homens não têm o hábito de realizar consultas e exames de rotina “pela falta de conhecimento e pela cultura de achar que uma doença nunca vai acontecer, além dos que têm dificuldade de sair do trabalho para ir frequentemente ao médico”, explica.
Dados corroboram essa percepção: um levantamento do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo revela que 70% dos homens só procuram um consultório médico quando influenciados por mulheres ou filhos.
Neste cenário, Igor orienta que organização e planejamento são essenciais para que check-ups sejam realizados periodicamente. “Exames preventivos nos ajudam a verificar o estado de saúde atual do paciente e a prevenir a ocorrência de doenças que costumam acometer os homens com maior incidência, como as cardiovasculares, respiratórias e crônicas não-transmissíveis, como hipertensão e diabetes”, enumera. Dados do Ministério da Saúde indicam que o risco de homens morrerem por doenças crônicas não-transmissíveis é de 40% a 50% maior em relação às mulheres.
Entre os principais exames que devem ser realizados regularmente estão o hemograma completo, eletrocardiograma (ECG), parasitológico (fezes e urina), além dos exames de toque retal e PSA, para detectar precocemente o câncer de próstata. “Todos esses exames podem ser solicitados por um clínico geral, que deve ser visitado anualmente, mesmo na ausência de sintomas”, adverte o professor Igor.
Alguns sinais que podem indicar problemas de saúde nos homens incluem: sonolência, tonturas, dores pelo corpo sem precedentes de doenças, insônia, irritabilidade espontânea, perda ou aumento súbito de peso e vontade constante de urinar, mas com dificuldade na passagem da urina. “O importante é que o homem saiba da importância de não ignorar os sinais que o corpo dá. Em casos que necessitam de tratamento, o diagnóstico precoce melhora significativamente as chances de cura”, finaliza o enfermeiro.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias