Os candidatos que foram realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deste ano terão que fazer um texto dissertativo argumentativo sobre os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
O anúncio foi feito pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, através das redes sociais do Ministério da Educação na tarde deste domingo (5).
No vídeo divulgado no perfil da secretaria, o ministro abre o envelope lacrado, e em seguida, revela o tema abordado na edição 2023 do Enem.
A equipe de reportagem do NOVO Notícias, o professor Carlos André, comentou sobre o tema. “Nas redes sociais, estamos vendo vários comentários engraçados de pessoas que não estão fazendo a prova do Enem sobre a temática. Mas, a priori, é um tema fácil e com os textos de apoio disponibilizado para os candidatos, acaba sendo uma boa base para discorrer sobre o tema”.
O professor afirmou que dentre os temas trabalhados, esse não é um dos mais comuns. “A grande verdade é que esse não era um tema que a maioria dos professores estavam apostando. Eles costumam listar os temas que acham mais prováveis. Porém, o que sempre digo é que o aluno não pode ficar refém dos temas dos professores, e sim, buscar a maior amplitude de temas possíveis”, comentou Carlos André.
Além da redação, os candidatos que estiveram presentes nos locais de provas deste primeiro dia foram submetidos as questões de Linguagens e Ciências Humanas.
Na próxima semana, 12 de novembro, os candidatos responderão 180 questões das modalidades de Matemática e Ciências da Natureza.
Após a divulgação do resultado, os candidatos poderão utilizar as notas para concorrer a vagas em universidades públicas através do Sistema de Seleção Unificada (SISU) ou por meio do Programa Universidade Para Todos (ProUni).
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias