O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece no próximo domingo (13) e um dos assuntos abordados será a redação. A boa elaboração do texto garante ao candidato uma nota que tem muito peso sobre a prova, e o tema proposto geralmente tem ligação com algum assunto pertinente à sociedade e ao cotidiano.
Observando este cenário, o professor de redação e filosofia Fernando Andrade, do Estratégia Vestibulares – curso online preparatório para provas vestibulares e Enem criado pelo grupo educacional Estratégia – dá algumas dicas para interpretar a frase tema da redação e garantir uma boa nota.
Proposta de redação
A proposta do tema da redação aparece logo após os textos motivadores e apresenta uma situação-problema, que deve servir de reflexão para o aluno. Observe com muita atenção a proposta, porque geralmente é um tema geral ou um recorte. No ano anterior, o tema da redação foi: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. O tema geral era “registro civil” e o recorte “invisibilidade social”, por exemplo.
Como interpretar o tema de redação
O foco para fazer a interpretação adequada do tema é conseguir identificar corretamente o tema geral e o recorte proposto pela banca. A identificação errada do tema geral e do recorte proposto na redação podem prejudicar a interpretação e causar a fuga do tema.
Interpretação correta do texto
O Enem apresenta uma proposta de redação bem elaborada para evitar que o aluno zere a prova, mas a fuga do tema pode prejudicar o candidato e reduzir sua nota. Para evitar que isso aconteça, ler os textos motivadores com atenção, grifar as palavras importantes e buscar sinônimos para elas, a fim evitar a repetição ao longo do texto, são boas estratégias. Além disso, iniciar o texto com um argumento que tenha relação ao tema central é fundamental e mostra ao corretor a conexão com o assunto proposto.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias