Projeto para privatização dos Correios foi encaminhada ao Congresso em fevereiro de 2021. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Reajuste nas tarifas dos Correios passa a vigorar a partir do dia 3 de abril deste ano -Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Últimas

Taxação Encomenda retida? Correios alertam para novo golpe; saiba se proteger

Estelionatários estão enviando SMS, e-mail ou um WhatsApp informando a necessidade de pagamento de taxa para liberação de uma encomenda

por: NOVO Notícias

Publicado 31 de julho de 2024 às 12:01

Projeto para privatização dos Correios foi encaminhada ao Congresso em fevereiro de 2021. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Os Correios divulgaram um alerta aos consumidores sobre um novo golpe que está acontecendo com utilização da marca da empresa.

As mensagens falsas chegam por SMS, e-mail ou por WhatsApp informando que supostamente a encomenda ficou retida nos Correios. É pedido, então, o pagamento de uma taxa para liberação de uma encomenda, com um link que leva a uma página falsa com a logomarca dos Correios. Nessa página, o usuário visualiza o procedimento para fazer o pagamento.

O usuário acredita que vai resolver o problema com a encomenda ao pagar, mas, na verdade, fica no prejuízo.

Um dos links utilizados para o golpe é o “correiosbrasil.org”. No entanto, em vídeo divulgados nas redes sociais, os Correios informaram que links com outros endereços também estão sendo usados.

“Para não cair em golpes, o ideal é que os clientes baixem o app dos Correios para acompanhar suas entregas. No aplicativo é possível rastrear encomendas e pagar tributos de importação, entre outros serviços”, explicou a empresa.

Também é indicado verificar o site oficial dos Correios (www.correios.com.br) e os perfis nas redes sociais para obter informações.

Em caso de dúvidas, os clientes ainda podem buscar informações na Central de Atendimento, pelos números 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades); ou utilize o Fale Conosco, no site dos Correios.

Confira abaixo como evitar e e aprender a identificar tentativas de golpes utilizando o nome dos Correios:

1.Confira o e-mail e o nome do remetente

Atenção aos nossos canais de comunicação: só enviamos e-mails do domínio @correios.com.br. Sempre verifique o endereço de e-mail do remetente para garantir que seja legítimo antes de clicar em qualquer link ou fornecer informações pessoais.

2.Cautela com links

Não clique nos links no corpo do e-mail em nenhuma hipótese. Caso esteja realmente esperando uma encomenda, entre no site oficial dos Correios e confira o rastreamento do produto.

3.Desconfie de mensagens urgentes

Sites ou e-mails de phishing chegam com uma mensagem inesperada e surpreendente. Esteja atento e desconfie de mensagens que solicitam informações confidenciais, especialmente se ameaçarem consequências negativas se você não agir imediatamente.

4. Atualização constante

Mantenha aplicativos e softwares de rastreamento de vírus atualizados para se proteger contra novas ameaças. Esses programas fazem uma varredura periódica e eliminam os arquivos danosos ao computador.

5. Notifique junto ao seu provedor os e-mails suspeitos

Se você perceber qualquer atividade suspeita, reporte imediatamente o ocorrido ao seu provedor de e-mail, caso o filtro automático não tenha identificado a mensagem como spam. Para isso, é preciso clicar na mensagem e abrir o menu de opções e clicar na opção “denunciar spam” ou “denunciar phishing”.
Seguindo esses passos, você nos ajuda a coibir tentativas de golpes usando o nome dos Correios de forma indevida e, ao mesmo tempo, evita que mais pessoas caiam em golpes ou fraudes.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________