Cotidiano

Empresas de ônibus de Natal operam com prejuízo de R$ 1,3 mi por mês

Estudo realizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos sugere que a tarifa do sistema na capital seja reajustada para estancar déficit nos caixas das empresas; STTU avalia que valor ideal da passagem deveria ser de R$ 4,85

por: NOVO Notícias

Publicado 4 de agosto de 2023 às 12:00

Ônibus Natal Transporte

Idade média sugerida para a frota deve ser entre 6 e 7 anos – Foto: Carlos Azevedo/NOVO Notícias

Com uma frota operacional de 302 veículos no período entre janeiro e outubro de 2022, as empresas de transporte público de Natal operam em prejuízo, de acordo com dados do estudo técnico do Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). O relatório aponta que a tarifa deveria ser de R$ 4,36 para que tudo ficasse no zero, sem lucros e sem prejuízos. Atualmente a tarifa aplicada é de R$ 3,90 e R$ 4,00, pagos em cartão e em espécie, respectivamente.

Com a manutenção da tarifa atual, o estudo alega que em 2023 haverá uma defasagem de 10,3% entre o custo e a geração de caixa das empresas que operam em Natal. Isso representará um prejuízo na ordem de R$ 1,3 milhão por mês.

Ou seja, para estancar esse déficit contínuo no caixa das concessionárias, é preciso elevar o valor da tarifa média em R$ 0,40, ou subsidiar o sistema em R$ 1,3 milhão, podendo haver uma combinação das duas opções, elevando a tarifa em um valor menor ao proposto e subsidiando o restante que ficar descoberto.

O mesmo estudo destaca que a opção é bastante indesejável, levando em consideração que a população não aceitará pagar mais caro por um transporte de qualidade ruim em relação a outros capitais. Deverá ser exigida contrapartida de melhoria para que o povo aceite o pagamento de uma tarifa aumentada em 10,3%.

No entanto, a sugestão é considerada praticamente impossível, dado que não haveria melhoria nenhuma no sistema, e o transporte público de Natal continuaria com os mesmos problemas de hoje, adicionando uma tarifa consideravelmente mais cara. Por isso, para que se perceba melhora na oferta do serviço, a ANTP sugere mudanças. O problema é que elas majoram ainda mais o preço médio da passagem paga pelos usuários.

Sugestões do estudo
  • Dimensionamento dos serviços para um nível máximo de ocupação de 6 passageiros por m2 e tempo máximo de espera de 60 minutos, resultando em uma quilometragem operacional de 1.677.092,00 quilômetros ao mês.
  • Frota operacional de 355 veículos necessários para viabilizar a oferta de viagens dimensionada.
  • Idade média da frota entre 6 e 7 anos, correspondente a uma renovação de 25,5% da frota total, ou 100 veículos renovados.

Se adotadas todas essas mudanças sugeridas e mantida a tarifa que vigora atualmente, o déficit que hoje é de 10,3% saltaria para 36,23%, e em números absolutos o prejuízo seria de mais de R$ 6,2 milhões mensais. Se for utilizada apenas a tarifa para cobrir as despesas de operação, o ticket médio em Natal deveria ser de R$ 5,40.

Tarifa ideal seria de R$ 4,85

O estudo leva em consideração o período de janeiro a outubro de 2022. Ao responder à justiça, o Executivo atualizou o cenário do sistema de transporte local, que opera com capacidade maior e custos maiores.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), a frota operacional de junho de 2022 a maio de 2023 foi de 342 veículos. Essa operação faz os custos totais do sistema chegarem a R$ 14,99 milhões mensais, e a defasagem, que era de 10,3% no período analisado pela ANTP, já chega a 18,59% , ou seja, prejuízo de R$ 2,78 milhões/mês para as empresas. Para recompor as perdas, a tarifa de ônibus deveria ser de R$ 4,85.

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