Cotidiano

Empreendimentos da Praia da Pipa investem em práticas ambientais

Associados do Preserve Pipa são estimulados a adotar ações sustentáveis

por: NOVO Notícias

Publicado 14 de outubro de 2022 às 16:42

Mirante da Pipa

Mirante da Pipa possui piso permeável feito com garrafas de vidro reaproveitadas – Foto: Divulgação

Um destino verdadeiramente sustentável está sempre alinhado aos atuais e aos futuros impactos na sua região. Ele se apoia em três pilares: o ambiental, o sociocultural e o econômico, abordando as necessidades dos turistas, da indústria, do meio ambiente e das comunidades locais. No Rio Grande do Norte, um destino tem se destacado quando o tema é sustentabilidade: a região da Praia da Pipa, por meio dos empreendedores locais, que estão reunidos no movimento Preserve Pipa (www.preservepipa.com.br).

O Movimento incentiva os seus associados a adotarem práticas sustentáveis, pois entende que o turismo na Pipa só pode continuar existindo, se promovido com moderação e respeito ao meio ambiente e as pessoas do local. “A Pipa é uma região privilegiada pela natureza, que reúne atrativos turísticos sem igual. Nós entendemos que para que esses atrativos continuem existindo, precisamos fazer a nossa parte, como empreendedores sustentáveis da região” afirma Wanderson Borges, cofundador do Preserve Pipa.

Limpezas periódicas das praias, ações de educação ambiental entre associados da rede hoteleira, turistas e moradores da região, a parceria com o Projeto Tamar de proteção às tartarugas, a valorização da cultura local, por meio do patrocínio a eventos e projetos, a criação da garrafa de água mineral com menos de plástico, são ações desenvolvidas pelo Preserve Pipa, que servem como inspiração para os associados.

Todos os membros do Preserve executam alguma atividade em prol da sustentabilidade da Pipa. Como é o caso da Toca da Coruja (@tocadacoruja), que possui a maior área verde preservada no centro de Pipa; do piso permeável feito com garrafas de vidro reaproveitadas do Mirante da Pipa (@mirantedepipa); da energia solar utilizada na Ponta do Madeiro (@hotelpontadomadeiro); da coleta seletiva e do uso de materiais biodegradáveis utilizado pela Pousada Bicho Preguiça (@pousadasbichopreguica), da valorização do artesanato local e apoio a diversos projetos sociais realizados pelo Kilombo Villas (@kilombovillas); e a destinação de resíduos orgânicos para o biodigestor com produção de gás e descarte correto de pilhas, plásticos e vidros feito pela Pousada Xamã (@pousadaxama).

São ações individuais, de cada empreendedor consciente, que, fomentadas pelo Preserve Pipa, estão fortalecendo toda a região e transformando a Pipa em uma referência internacional no que diz respeito a destinos turísticos sustentáveis. Prova disso é o Selo Prata consentido a região pelo Green Destination, uma organização sem fins lucrativos baseada na Holanda, que trabalha para incentivar destinos no mundo todo a se tornarem mais autênticos, socialmente responsáveis, econômica e ambientalmente sustentáveis.

Além do próprio destino, associados como a Toca da Coruja e a Pousada Xamã também concorrem a premiação central da organização, enquanto que a Primar Orgânica, Primeira fazenda de Aquacultura Orgânica do Brasil, também membro do Preserve, foi agraciada com o Prêmio TOP 100 do Green Destination.

O que é o Preserve Pipa

O movimento Preserve Pipa é uma iniciativa dos integrantes da Associação de Hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa (ASHTEP) e do Pipa Convention & Visitors Bureau em prol da harmonia entre natureza e empresas locais. Ao todo, são 46 empreendimentos participantes, todos com avaliação acima dos 90% de aprovação entre os clientes. O foco é a qualidade no atendimento, boas instalações e preocupação com a natureza.

Tags