O Rio Grande do Norte terá um inverno com registro de chuvas de normal a acima do normal, foi o que anunciou o Governo do RN, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), na tarde dessa quarta-feira (23).
Segundo o meteorologista da Emparn, Gilmar Bistrot, que apresentou a Análise e Previsão Climática para o semiárido nordestino, no período de março a maio deste ano, também há a expectativa que mudanças favoráveis no oceano Atlântico Norte, que alteraria o quadro geral do período, intensificando as precipitações. A previsão é de que o mês de abril seja o mais chuvoso.
“A tendência é que tenhamos um bom inverno. Esperávamos um inverno bem mais generosos, mas não teremos um daqueles que enchem todos os reservatórios. Vamos esperar que o Atlântico Sul colabore”, comentou o mereotorologista da Emparn.
A governadora Fátima Bezerra esteve presente à divulgação dos dados da Emparn. Ela destacou o investimento de R$ 6 milhões do Estado no Sistema de Monitoramento Hidrometeorológico, Climático e Agrometeorológico do Rio Grande do Norte como importante ferramenta tecnológica para o planejamento de ações em diversas áreas, como distribuição de sementes para os agricultores e a antecipação de temporais e tempestades, evitando acidentes.
“Vamos ter uma boa colheita este ano. E o Governo do Estado já fez o dever de casa com a distribuição de sementes para os nossos agricultores e agricultoras. O Sistema de Monitoramento Hidrometeorológico nos permite ter um acompanhamento online com mais qualidade técnica, com previsão de chuvas e acompanhamento pluviométrico”, avaliou a governadora.
Ela também ressaltou que também será possível se precaver caso aconteçam chuvas muito além do normal. Para isso, o Governo do Estado criou um comitê de monitoramento formado por representantes da Defesa Civil, Idema, Igarn, Sape, Forças de Segurança e Sesap, com a participação da governadora e do vice-governador, Antenor Roberto.
“O que temos de celebrar é que teremos um ano bem melhor do que o ano passado com relação às chuvas”, disse Fátima Bezerra.
Participaram da divulgação dos dados sobre as chuvas no Rio Grande do Norte, os secretários Guilherme Saldanha, da Secretaria de Agricultura e Pesca do RN; o diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), Francisco Auricélio de Oliveira Costa, o diretor técnico do Idema, Werner Farkatt Tabosa; o presidente da Emparn, Rodrigo Magalhães; o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Ten. Cel. Marcos de Carvalho Fernandes; além do vice-governador, Antenor Roberto.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias