O bispo de Formosa (GO), Dom Adair José Guimarães, aproveitou uma homilia para prestar solidariedade e defender o padre José Eduardo de Oliveira e Silva, um dos alvos da operação que apura a existência e os atos de uma organização criminosa que teria atuado na tentativa de golpe de Estado
Publicado 12 de fevereiro de 2024 às 15:08
O bispo de Formosa (GO), Dom Adair José Guimarães, aproveitou uma homilia para prestar solidariedade e defender o padre José Eduardo de Oliveira e Silva, um dos alvos da operação Tempus Veritatis, investigação sobre a existência e os atos de uma organização criminosa que, segundo a corporação, atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito para obter vantagem de natureza política com a manutenção do então presidente Jair Bolsonaro no poder.
A PF identificou que o padre participou de uma reunião no dia 19 de novembro de 2022 no Palácio do Planalto, ocasião em que teria sido discutida uma minuta golpista para impedir a posse do presidente eleito Lula (PT). José Eduardo de Oliveira e Silva é citado como integrante do núcleo jurídico do esquema.
O vídeo que mostra Dom Adair José Guimarães defendendo o padre foi postado no Instagram da senadora Damares Alves nesta segunda-feira (12). “Commpartilho com vocês um vídeo com uma importante mensagem de Dom Adair José. Registro, neste ato, minha solidariedade, respeito e admiração ao Padre José Eduardo da cidade de Osasco/SP @pejoseduardo”, disse ela.
“Faz muitos que tenho a alegria de contar com a parceria e amizade do Padre José Eduardo. Ele era um jovem sacerdote quando o conheci e muito tenho aprendido com ele em todos estes anos. A luta de Padre José Eduardo em defesa da vida e da família nos inspira. Força Padre José Eduardo! O único crime deste ilustre sacerdote é amar profundamente a vida humana e servir ao Senhor Jesus. Orando por sua vida, irmão!”, complementou.
No vídeo, Dom Adair José vai na mesma linha: defende o sacerdote “grande amigo” que esta semana sofreu busca e apreensão da Polícia Federal. “Nós cremos profundamente na ilibação e na probidade do padre José Eduardo”, afirma. O bispo de Foromosa disse ter confiança na inocência do padre e elogiou o trabalho dele na defesa contra o aborto e também sua atuação “no combate à ideologia de gênero”.
Assista o vídeo completo:
Ver essa foto no Instagram
Em 2017, o padre Oliveira e Silva conseguiu projeção nas redes sociais ao criticar a “ideologia de gênero”, uma das bandeiras de Bolsonaro. Ele chegou a sugerir que a indústria farmacêutica deveria criar “um calmante em forma de supositório”. Também escreveu que tinha saudades “dos tempos em que o banheiro servia só para necessidades fisiológicas e não para exibicionismos de autoafirmação sexual”.
O religioso soma mais de 300 mil seguidores nas redes sociais. No dia do resultado do primeiro turno das eleições presidenciais, 2 de outubro, Oliveira e Silva postou uma foto de um altar com a bandeira do Brasil em cima de uma santa. Na legenda, escreveu: “Uns confiam em carros, outros em cavalos. Nós, porém, confiamos no Senhor e, assim, resistiremos”.
A defesa do padre José Eduardo informou que, durante operação de busca e apreensão na igreja onde reside, a PF apreendeu o passaporte, um celular e um computador do pároco. Em nota de esclarecimento, o padre disse não ter cooperado nem endossado qualquer ato disruptivo da Constituição.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias