Cotidiano

Sesap aponta que seis cidades do RN ainda exigem atenção com pandemia

Os indicadores da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) mostram que nas cidades de Bodó, São José do Sabugi, Viçosa, Sítio Novo, Frutuoso Gomes e São Vicente os índices ainda apresentam cuidados no enfrentamento da Covid-19

por: NOVO Notícias

Publicado 15 de março de 2022 às 15:20

Em apenas seis cidades do RN, pandemia ainda exige atenção – Foto: Carlos Azevedo/NOVO Notícias

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou hoje um conjunto de novas flexibilizações no Plano de Convivência com a Covid-19 no estado. As novas regras do Decreto N° 31.310 são baseadas na recomendação nº 35 do Comitê de Especialistas da Secretaria de Estado da Saúde Pública para o enfrentamento da pandemia. Neste sentido, o novo Decreto torna facultativo o uso de máscaras de proteção facial em ambientes abertos, permanecendo em vigor a obrigatoriedade em espaços fechados ou de grande aglomeração de pessoas, a exemplo de veículos de transporte de passageiros.

Evolução semanal dos indicadores da pandemia no RN – Foto: Reprodução/Sesap

As medidas foram baseadas em indicadores estaduais do Comitê de Especialistas para o enfrentamento da pandemia pela covid-19 no RN. Segundo a Sesap, o órgão sempre pautou suas decisões em relação à pandemia com base em dois indicadores: a Taxa de Transmissibilidade R(t) e a Taxa de Ocupação de Leitos.

Em um processo de obtenção de um “escore” final para os municípios, o comitê aplica de 1 a 5, uma variável acerca da situação das cidades em relação a pandemia. Neste sentido, são considerados os seguintes critérios: taxa de internação em leitos críticos de pacientes diagnosticados com COVID-19, taxa de óbitos em leitos críticos de pacientes diagnosticados com COVID-19, taxa de incidência de COVID-19 na população economicamente ativa potencial (PEAP), taxa de casos ativos de COVID-19, taxa de incidência de COVID-19 em idosos, taxa de óbitos de COVID-19 em idosos, variação percentual diária de casos, variação percentual diária de óbitos e Razão de testes realizados para cada teste positivo.

Indicadores do cenário epidemiológico por município – Foto: Reprodução/Sesap

Desta forma, o cenário pandêmico atual no RN aponta que os municípios de Bodó, São José do Sabugi, Viçosa, Sítio Novo, Frutuoso Gomes e São Vicente, ainda estão na faixa amarela dos scores, com o indicador 3 na escala até 5.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde Pública (Sesap), Cipriano Maia, os índices reforçam a decisão de tornar facultativo o uso de máscaras de proteção facial em ambientes abertos no RN.

“O decreto atende a recomendação do comitê científico, que vem analisando semanalmente os dados da pandemia. A partir desses dados a gente tem identificado uma diminuição de casos semanal, consequentemente uma diminuição também na demanda de leitos de assistência clínica ou crítica, com as taxas de ocupação abaixo de 20%. Portanto, este conjunto de informações é que nos possibilitaram essa flexibilização”, disse Cipriano.

Passaporte Vacinal

Permanece em vigor a obrigatoriedade de comprovação do esquema vacinal em conformidade com o calendário de imunização, nos termos do Decreto Estadual nº 30.940, de 30 de setembro de 2021, bem como nos segmentos de alimentação, como em bares e restaurantes, bem como centros comerciais, galerias e shopping centers que utilizem sistema artificial de circulação de ar.

Vacinação

O Rio Grande do Norte apresenta nesta quarta-feira (15), 80% da população geral com as duas doses de vacina contra a Covid-19. A marca representa 2,55 milhões de pessoas que vivem atualmente no RN, de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Tags