O objetivo é contribuir para o processo eleitoral, garantindo que os eleitores, independentemente do domicílio eleitoral, possam exercer o direito ao voto
Publicado 4 de outubro de 2024 às 15:00
Na operação de segurança, que recebe o nome de Garantia da Votação e Apuração (GVA), os militares atuarão em conjunto com os órgãos de segurança pública, auxiliando na manutenção da ordem. Rio Grande do Norte é um dos estados que terá a presença das forças armadas.
Para o apoio logístico, os militares estarão em atividades que incluem a distribuição de urnas, material de votação e servidores da justiça eleitoral em comunidades situadas em áreas remotas ou que possam apresentar riscos de instabilidade.
Historicamente, as Forças Armadas apoiam a realização das eleições municipais nas localidades e municípios em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitar. O objetivo é contribuir para o processo eleitoral, garantindo que os eleitores, independentemente do domicílio eleitoral, possam exercer o direito ao voto.
O efetivo militar empregado em 2024 foi mobilizado por meio da ativação de cinco Comandos Conjuntos (Amazônia, Norte, Nordeste, Leste e Oeste), além dos comandos permanentemente ativados da Marinha (Comopnav), do Exército (Coter) e da Força Aérea (Comae).
A autorização para o emprego das Forças Armadas nas eleições deste ano é fundamentada no Decreto Presidencial nº 12.167 de 2024.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias