Brasil

Eleições 2022: votação do segundo turno segue até 17h

Mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar. Disputam a Presidência da República Jair Bolsonaro (Coligação Pelo Bem do Brasil) e Luiz Inácio Lula da Silva (Coligação Brasil da Esperança)

por: NOVO Notícias

Publicado 30 de outubro de 2022 às 10:15

Bolsonaro e Lula (Crédito: Reprodução/TV Globo)

O segundo turno das Eleições 2022 acontece neste domingo (30), das 8h às 17h, seguindo o horário de Brasília. Mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar. Disputam a Presidência da República Jair Bolsonaro (Coligação Pelo Bem do Brasil) e Luiz Inácio Lula da Silva (Coligação Brasil da Esperança).

Em 12 estados haverá votação também para governador e, em oito municípios, os eleitores também escolherão novos prefeitos.

Confira, a seguir, como será a ordem de votação:

Todos os eleitores no Brasil e no exterior devem votar para o cargo de presidente da República: 2 dígitos.

Nos 12 estados em que a disputa para governador será definida neste domingo (Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo) a ordem de votação será:

– governador: 2 dígitos;

– presidente da República: 2 dígitos.

Nesses mesmos estados onde haverá eleições para governador, oito municípios terão eleições suplementares para prefeito. São eles: Cachoeirinha (RS), Canoinhas (SC), Cerro Grande (RS), Entre Rios do Sul (RS), Joaquim Nabuco (PE), Pesqueira (PE), Pinhalzinho (SP) e Vilhena (RO). Assim, a votação será na seguinte ordem:

– governador: 2 dígitos;

– presidente da República: 2 dígitos;

– prefeito: 2 dígitos.

A urna eletrônica não permite alteração da ordem de votação. Isso significa que, para escolher o prefeito, por exemplo, é preciso ter votado para governador e presidente antes. É importante destacar que votar nulo ou em branco para outros cargos não anula o voto dado a um único candidato específico.

Após digitar o voto, é preciso conferir antes de confirmar. Pela primeira vez, a urna eletrônica libera a confirmação do voto (no botão verde “Confirma”) após um segundo do preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. 

Tags