O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) partiu para cima de um companheiro de parlamento na manhã desta quarta-feira (19) após ouvir um comentário sobre a facada da qual seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi vítima em 2018. O episódio aconteceu durante reunião da Comissão de Trabalho.
O comentário foi feito logo após uma fala de Eduardo Bolsonaro, na qual ele defendeu algumas informações que – comprovadamente – se mostraram falsas, como a que a vacina contra a covid poderia oferecer risco. O deputado Marcon (PT-RS) teria comentado que Jair Bolsonaro teria sido alvo de uma “facada fake”. E isso irritou o filho de Bolsonaro.
“Olha o nível de provocação. Dar uma facada no seu bucho eu quero ver o que o senhor vai fazer. Respeita. Respeita, deputado. Seu Zé… O mínimo do debate. Opinião política? Facada fake? Respeita, deputado”. Após pedir respeito, ele se levantou e partiu em direção ao deputado Marcon e só não o alcançou porque outras pessoas presentes impediram.
Após isso, Eduardo Bolsonaro xingou várias vezes o petista e – visivelmente descontrolado – ameaçou agredir o deputado do Rio Grande do Sul. “Perco meu mandato, mas perco com dignidade, coisa que você não tem”.
Assista abaixo a confusão:
Após a discussão, o deputado Marcon disse que a divergência era apenas política e que quando Jair Bolsonaro estava internado ele mesmo desejou plena recuperação. “Não tenho nada contra a pessoa. Minha divergência aqui é política e se tem uma coisa que eu lutei até hoje, desde a minha militância na Pastoral da Juventude, foi defender a vida.”
E acrescentou: “Mas que é estranho, esse negócio é estranho. Não só para o Marcon, inclusive pra Polícia Federal. Falei do candidato. Segundo lugar: tem que vir com proteção nessa comissão.” Por fim, o deputado Marcon requisitou a transcrição das falas de Eduardo Bolsonaro para apresentá-las na Comissão de Ética da Casa, por quebra de decoro parlamentar.
“Vou encaminhar para Comissão de Ética nessa. A Câmara não pode ter pessoas dessa natureza. Divergência política faz parte da minha história”, disse. A deputada Duda Salabert (PDT – MG) criticou as falas homofóbicas de Eduardo Bolsonaro e disse que ele deveria ser cassado pela forma como se comportou. Ainda durante a sessão, outros deputados criticaram a atitude do filho de Jair Bolsonaro.
Após o fim da sessão, o deputado Eduardo Bolsonaro gravou um vídeo e publicou em uma de suas redes sociais. “Foi uma reação emotiva, com muita energia, sim. Não tenho dúvidas disso. Agora qualquer um que se coloque no meu lugar consegue compreender e ainda que não se coloque no meu lugar para que tenha noção que a gente não pode admitir”, disse.
Ver esta publicação no Instagram
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias