Para que um destino se torne verdadeiramente sustentável, diversos atores locais e externos precisam estar empenhados no processo e focados em um desenvolvimento que leve em conta fatores ambientais, econômicos e sociais. Com valores alinhados, a Ecofeira da Pipa e o Movimento Preserve Pipa (www.preservepipa.com) agora trabalham juntos em prol da geração de renda local, do consumo responsável e do fomento à cultura, entre outros tantos objetivos compartilhados.
Iniciada em 2014, a Ecofeira da Pipa é hoje uma associação auto-gestionada, sem fins lucrativos, formada por mais de 22 famílias moradoras de Pipa e região. Sua missão principal é gerar renda para famílias de moradores locais e da região, fortalecendo a economia solidária e verde. Nesse contexto, a parceria com o Preserve Pipa consiste principalmente no estabelecimento de vínculos entre esses produtores locais e os empreendedores de hotéis e restaurantes, que são incentivados a adquirir alimentos produzidos localmente.
A prática está alinhada com o conceito de KM 0, adotado e valorizado pelos empresários do Movimento. “É dessa forma que fazemos a engrenagem girar de maneira positiva para todos e principalmente para o destino: o turista consome do restaurante, que consome do produtor local, que passa a ter na agricultura familiar o seu sustento e no final do processo a distribuição de renda é interna, movimentando toda a economia local”, explicou Wanderson Borges, cofundador do Preserve Pipa.
Em seus quase 10 anos de existência, a Ecofeira da Pipa coleciona algumas importantes conquistas. “Ocupamos espaços públicos, trouxemos economia verde e solidária, favorecemos o empreendedorismo feminino, nativo e indígena, fomentamos a cultura e desenvolvimento humano, entre muitas outras ações”, comentou Rayssa Neves, representante da Ecofeira.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias