Política

“É hora de dar basta nesses ‘jabutis'”, diz sen. Jean sobre minirreforma trabalhista

A proposta foi rejeitada no Senado Federal na noite desta quarta-feira

por: NOVO Notícias

Publicado 2 de setembro de 2021 às 12:54

Jean Paul Prates

Senador Jean Paul Prates (PT) – Foto: Carlos Azevedo/NOVO Notícias

Na noite desta quarta-feira (1), o Senado Federal rejeitou, por 47 votos a 27, a Medida Provisória 1.045, que pretendia mudanças na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e no Código de Processo Civil, e estava sendo considerada como “minirreforma trabalhista”, pelo impacto que poderia causar nas relações trabalhistas, criando três programas com “regras flexíveis” para contratação.

A proposta original da MP 1.045 propunha a redução de jornadas e salários em meio à pandemia, com a intenção primária de proteger empresas e empregos, contudo, durante a tramitação na Câmara dos Deputados, o propenso texto legal foi modificado e os parlamentares incluíram a proposta de reforma.

Líder da minoria na Casa, o senador do Rio Grande do Norte, Jean Paul Prates (PT), considera a tentativa da Câmara colocar a modificação da legislação trabalhista no projeto como um ‘jabuti’.

É uma rebelião contra essa prática dos ‘jabutis’ de forma exagerada. Não dá para introduzir matéria estranha a toda a hora, com votação no plenário em regime de urgência, com pareceres exarados no último momento“, afirmou o líder da minoria, senador Jean Paul.

É hora de dar um basta nesses jabutis. Há uma falácia envolvida na questão desses programas adicionados ao programa original. Estes outros ‘jacarés’, mais do que jabutis, são colocados a pretexto de criar emprego novo. E isso não é verdade“, concluiu o senador potiguar.

Tags