Doença desconhecida no Congo ocorre no momento em que o país enfrenta uma epidemia de varíola. Foto: MSF/Reprodução

Doença desconhecida no Congo ocorre no momento em que o país enfrenta uma epidemia de varíola. Foto: MSF/Reprodução

Mundo

Alerta Doença desconhecida teria matado entre 67 e 143 pessoas em duas semanas no Congo

Os sintomas incluíam febre, dor de cabeça, tosse e anemia, disse o ministro da saúde da província, Apollinaire Yumba, aos repórteres no fim de semana

por: NOVO Notícias, com agências internacionais

Publicado 3 de dezembro de 2024 às 17:30

Uma doença desconhecida matou pelo menos 67 pessoas em um período de duas semanas na região sudoeste da República Democrática do Congo (RDC), informaram as autoridades locais. As mortes foram registradas entre 10 e 25 de novembro na zona de saúde de Panzi, na província de Kwango.

Os sintomas incluíam febre, dor de cabeça, tosse e anemia, disse o ministro da saúde da província, Apollinaire Yumba, aos repórteres no fim de semana. O vice-governador da província, Rémy Saki, disse à The Associated Press na terça-feira que entre 67 e 143 pessoas morreram.

“Uma equipe de especialistas em epidemiologia é esperada na região para coletar amostras e identificar o problema”, acrescentou. Yumba aconselhou a população a ter cuidado e não tocar nos mortos para evitar contaminação.

Ele pediu aos parceiros nacionais e internacionais que enviem suprimentos médicos para lidar com a crise de saúde. “Estamos investigando esse alerta com o governo da RDC”, disse Nicaise Ndembi, conselheiro sênior do diretor geral do Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças (África CDC), à Euronews Health.

Isso ocorre no momento em que o Congo já está lutando contra uma epidemia de varíola, com mais de 47.000 casos suspeitos e mais de 1.000 mortes suspeitas da doença no país centro-africano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)

Tags