Diego Breno, colunista de Esportes do NOVO Notícias

Diego Breno, colunista de Esportes do NOVO Notícias

Opinião

Opinião Diego Breno: um balanço do Campeonato Potiguar até aqui

Com o fim da primeira fase, a dupla ABC e América está garantida na semifinal, e outras quatro equipes brigam pelas outras duas vagas

por: Diego Breno

Publicado 10 de fevereiro de 2025 às 15:45

COLUNA TOQUE DE LETRA

Um balanço até aqui
Olá, pessoal! A primeira fase do Campeonato Potiguar chegou ao fim, dando a lógica em relação aos classificados diretos para as semifinais. ABC e América, apesar das mudanças em seus elencos, seguem como favoritos à conquista de mais um título. No entanto, confesso que, diferentemente de outros anos, percebo uma empolgação menor com as principais equipes. Quando falo em empolgação, refiro-me ao desempenho dentro de campo, que tem sido cada vez mais burocrático, focado apenas no cumprimento da “obrigação”.

Um balanço até aqui (2)
Entre as demais equipes, tivemos algumas surpresas. O Laguna, estreante na elite do Futebol Potiguar, encerrou a primeira fase invicto, empatando com os principais protagonistas. O Potiguar, sem apoio do poder público mossoroense e sem estádio próprio, perdeu apenas para os três primeiros da tabela (ABC, América e Laguna). Já a grande decepção – acredito que para todos que acompanham o Estadual – foi o Santa Cruz. O atual vice-campeão venceu apenas os times rebaixados. O Globo já era apontado como forte candidato ao descenso, mas quem caiu foi…

A queda do Leão
Antes do Campeonato começar, apostei que os favoritos ao rebaixamento seriam o Força e Luz (o que se confirmou) e o Globo. Nunca imaginei que o Baraúnas teria um desempenho tão abaixo. Desde a primeira rodada, já era visível que a situação interna não era das melhores. Talvez a falta de apoio do poder público local e a ausência de um planejamento financeiro minimamente plausível tenham sido determinantes para mais um rebaixamento na história do clube. Ah, e sem isenção para a diretoria.

Copa do Brasil para os potiguares
Na última sexta-feira (07), ABC, América e Santa Cruz conheceram seus adversários na Copa do Brasil. O alvinegro enfrentará o Olaria-RJ, o alvirrubro jogará contra o União-TO e o tricolor terá o Náutico-PE pela frente. Acredito que os confrontos foram favoráveis, especialmente para ABC e América, que terão a vantagem de encarar equipes que disputaram poucos jogos até aqui. Mas isso não significa classificação garantida, afinal, já vimos esse filme antes.

Copa do Brasil para os potiguares (2)
Ainda sobre o tema, a CBF divulgou ontem as datas e horários das partidas da primeira fase. O primeiro potiguar a entrar em campo será o Santa Cruz, no dia 19 (quarta-feira), às 19h30, no estádio Frasqueirão. No dia seguinte, 20 (quinta-feira), será a vez do ABC, às 21h30, no Rio de Janeiro. Já o América jogará no dia 26 (quarta-feira), às 20h, no estádio Mirandão, em Tocantins.

Definido o adversário
O Apodi conheceu seu outro adversário no Grupo B da Supercopa de Futsal. A missão será complicada, já que o Carlos Barbosa já estava no grupo. Quem se junta aos dois é o Atlântico de Erechim, do Rio Grande do Sul. A competição acontecerá em Joinville, entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março. Vale lembrar que o campeão representará o Brasil na Copa Libertadores da modalidade.

Situação delicada
Encerro a coluna desta semana falando sobre os nossos representantes na Superliga B de vôlei, onde, infelizmente, a situação não está nada boa. Tanto no masculino, com o América, quanto no feminino, com o Desportivo Rio Grande, o Rio Grande do Norte está na zona de rebaixamento. Na quarta-feira, as meninas enfrentaram o Vôlei Louveira-SP e perderam por 3×1. Até agora, em sete jogos, apenas uma vitória e a 12ª colocação. Já o América segue o mesmo caminho e foi derrotado pelo São Sebastião por 3×0. O revés deixa o time na 12ª posição, com apenas oito pontos, somando duas vitórias e sete derrotas. A situação está complicada. Bom, vou ficando por aqui. Uma ótima semana e até a próxima! Um abraço!