Diego Breno, colunista de Esportes do NOVO Notícias

Diego Breno, colunista de Esportes do NOVO Notícias

Esporte

Opinião Diego Breno: os prós e contras da candidatura de Natal para a Copa

por: NOVO Notícias

Publicado 2 de setembro de 2024 às 16:15

COLUNA TOQUE DE LETRA

Por Diego Breno  (jornalistaesportivodb@gmail.com)

A candidatura de Natal 

Olá, pessoal! Em épocas eleitorais, a reta final de agosto nos reservou algo inesperado. Para a minha surpresa, a CBF deu o ‘ok’ para tornar Natal candidata a ser uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027. Em maio deste ano, mais precisamente no dia 27, falei aqui na Coluna sobre as contradições envolvidas no repentino interesse do RN em sediar jogos da Copa do Mundo Feminina. E por mais que, no início, sequer havia interesse – “se mexeram” com as pancadas recebidas – podemos avaliar que a indicação tem seus pontos positivos e negativos.

A candidatura de Natal (2)

Penso que a oportunidade de Natal se tornar sede pode (repito, PODE) possibilitar uma nova perspectiva – quiçá definitiva – para o futebol feminino de fato se concretizar de vez no Estado. Afinal de contas, uma mega porta de oportunidades deverá se abrir. Por outro lado, e é essa euforia de alguns que me preocupa, que a gestão governamental voltada ao esporte, em especial ao futebol feminino, fique restrita apenas ao discurso que vemos por aí desde sempre. A verdade é que sobre a concretização para ser sede, vamos acompanhar o comportamento e o engajamento visando a valorização e o crescimento da modalidade.

Pois é, né?

Na próxima quinta-feira (5), a FNF irá realizar a primeira reunião com os clubes filiados para já pensarem no Campeonato Potiguar Feminino. Torço demais para que este ano tenhamos mais do que seis equipes – número mínimo para que aconteça o campeonato. Aliás, seria interessante “aos que lutaram” para que Natal fosse candidata a ser sede da Copa, que estivessem presente no dia, dando sua contribuição no que pode ser feito para que o Campeonato deste ano seja atrativo em todos os sentidos. 

Já que o assunto ainda é Futebol Feminino…

Vocês sabiam que tá rolando a Copa do Mundo Feminina Sub-20? Aqui faço questão de acompanhar não só por ser uma modalidade da qual me apetece, mas sim porque a Seleção Brasileira conta com duas potiguares no time: Priscilla e Giselle. E na estreia que aconteceu sábado, goleada por 9×0 pra cima de Fiji. Inclusive, as potiguares deixaram sua marca na partida. Amanhã, às 19h, duelo bem mais qualificado por se tratar da França. Mas a técnica Rosana tem feito um bom trabalho e passando confiança. Acho que dará bom pra nós.

Vale vaga nas semis do Brasileirão de Futsal

Só eu acho que os duelos entre Apodi e América são os equilibrados do Brasileirão de Futsal pelo bom nível das duas equipes? Tudo bem que o contexto agora foi bem diferente do que na primeira fase. No entanto, o empate de sábado – por mais que tenha saído no minuto final – definitivamente nos traz boas esperanças e enormes expectativas pelas glórias do futsal potiguar. Próximo sábado, lá no Ginásio Nélio Dias, as duas equipes se enfrentam pela vaga na semifinal. Independente de quem passe, o RN estará muito bem representado.

Falando em semis, mas do Estadual Sub-20…

Se o futebol potiguar profissional já se encontra de férias, o calendário para a turma da base ainda segue e já com as semifinais do Estadual definidas. De um lado teremos Rio Grande (que despachou o Potyguar Seridoense) enfrentando o América (tirou o Laguna). Do outro, QFC (passou pelo Fábrica de Craques) versus Força e Luz (que simplesmente eliminou o ABC). Sendo bem honesto com vocês, pois não acompanhei tanto os jogos da competição, prefiro não opinar muito. Mas prometo que as semis irei assistir e, aí sim, falar algo a respeito.

Que show!

Encerrando mais uma Coluna dando destaque ao que o nosso time vem fazendo nas Paralimpíadas. Que espetáculo! Olha, arrisco a dizer que o Brasil tende a terminar no Top 5 no quadro geral de medalhas. Show atrás de show. Sem falar nos potiguares como Thalita Simplício e Maria Clara Augusto. Mesmo que a TV aberta tenha abdicado da transmissão, o Brasil faz seu show. Bom, eu fico por aqui.. Até a próxima!