Diego Breno, colunista de Esportes do NOVO Notícias

Diego Breno, colunista de Esportes do NOVO Notícias

Opinião

Opinião Diego Breno: O futebol feminino só é valorizado pelo Estado no discurso

Surgiu a informação de que o Governo do Estado não fez o repasse financeiro ao União por meio do projeto “RN+”.

por: Diego Breno, do NOVO Notícias - jornalistaesportivodb@gmail.com

Publicado 28 de novembro de 2024 às 16:30

ESSA É A VALORIZAÇÃO?
Olá, pessoal! Não bastasse a notícia de que as atletas do Potyguar Seridoense foram “escanteadas” pela chegada de “uma parceria”, também surgiu a informação de que o Governo do Estado não fez o repasse financeiro ao União por meio do projeto “RN+”. Aliás, até onde sei, nem o valor destinado ao Campeonato Estadual Feminino, que já está na quarta rodada, foi transferido. Então, é assim que algumas pessoas e o Estado pretendem buscar a Copa do Mundo de 2027? É assim que valorizam a modalidade? Depois aparecem com aquele discurso de apoio e blá, blá, blá. Lamentável!

TUDO ROSA NA SEGUNDONA
Em 2022, criou-se uma expectativa com o Laguna, mas o clube foi vice-campeão. Em 2023, a campanha ficou muito aquém do esperado. Este ano, em sua terceira participação, depois de tomar WO e ver os adversários com muito mais chances, o acesso foi conquistado. Curiosamente, os concorrentes do Laguna tiveram o mesmo número de pontos, mas, pelo critério de desempate, o clube conquistou seu primeiro título profissional. Registro aqui meus parabéns a todos do time pela conquista do título e do acesso à primeira divisão do futebol potiguar.

EXPECTATIVAS E REALIDADES
Após Eduardo Machado ser eleito presidente do ABC, fica a pergunta: o que esperar do novo mandatário? Defensor da gestão que elevou o Fortaleza, há uma expectativa de que o novo presidente do alvinegro implemente uma administração exemplar e traga mais profissionalismo ao clube. Contudo, Eduardo sabe que a realidade que o aguarda pode ser mais complicada do que parece. Ainda assim, acredito que fará um bom trabalho.

PARABÉNS, CBF!
Acho interessante a iniciativa da CBF de reformular a Copa do Nordeste, deixando claro que as Federações não poderão reservar vagas para as fases eliminatórias ou para a fase de grupos sem critérios específicos. Isso mostra o quanto a instituição está “comprometida” com os campeonatos que ela diz serem de sua responsabilidade – com uma boa dose de ironia aqui.

COPINHA 2025
A Federação Paulista de Futebol definiu os grupos para a Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Rio Grande do Norte, com três representantes, buscará ao menos passar para a segunda fase, embora os grupos sejam desafiadores. O Força e Luz, campeão estadual, ficou no grupo 3 com Tanabi-SP, Operário-PR e Santa Cruz-PE. O América, vice-campeão, estará no grupo 12 com Comercial do Tietê-SP, Operário Caarapoense-MS e Juventude-RS. Por fim, o ABC, que foi convidado, participará do grupo 18 com Votoraty-SP, Genus-RO e Novorizontino-SP.

JOGO DIFICÍLIMO, MAS NÃO IMPOSSÍVEL
No próximo domingo, acontece a grande decisão do Campeonato Brasileiro de Futsal. Fortaleza e Apodi prometem uma final repleta de festa e emoção. O “Laion” tem a vantagem de contar com o apoio da torcida, mas, em termos de jogo, o equilíbrio deve predominar. Pela campanha da equipe potiguar, acredito plenamente que é possível trazer o título para o Estado. Estou na torcida para que isso aconteça!

QUEM LEVARÁ A LIBERTADORES?
Para encerrar a nossa coluna especial desta semana, não poderia deixar de comentar sobre a final da Libertadores entre Atlético-MG e Botafogo. Apesar de alguns abalos emocionais semanas atrás, penso que a vitória sobre o Palmeiras trouxe o gás necessário. No meu ponto de vista, acredito que a Estrela Solitária será conduzida à Glória Eterna. E você, o que acha?

Vou ficando por aqui. Até a próxima! Um abraço!

Tags