Há dois anos, pacientes de Diabetes em São Gonçalo têm acesso ao medicamento - Foto: Pixabay

Cotidiano

Saúde Diabéticos de São Gonçalo têm acesso à insulinas de alto custo

O medicamento é adquirido com recursos próprios da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo

por: NOVO Notícias

Publicado 20 de maio de 2024 às 15:24

Há dois anos, pacientes de Diabetes em São Gonçalo têm acesso ao medicamento – Foto: Pixabay

Há dois anos, pacientes de São Gonçalo que sofrem com Diabetes (Diabetes Mellitus) têm acesso à canetas de insulina de alto custo adquiridas através de recursos próprios da secretaria municipal de Saúde.

Os quatro medicamentos à base de insulina Lantus, Basaglar, Humalog e Novorapid, adquiridos e distribuídos pela secretaria não estão contemplados na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) garantidos pelo SUS. Por essa razão, os usuários desses medicamentos no município, solicitavam distribuição por meio de medida judicial para continuar o tratamento no controle das Diabetes. O que muitas vezes acarretava na interrupção de uso das insulinas e agravando o estado de saúde de quem não pode esperar.

Diante desta situação, a gestão da SMS sinalizou demanda e apresentou estudo técnico ao prefeito Eraldo Paiva que, prontamente atendeu e liberou recurso de imediato, para compra das canetas de insulina de alto custo para a população de pacientes diabéticos no município.

Em abril deste ano, 33 pacientes receberam e fizeram uso de cerca de 175 canetas de insulinas adquiridas com recursos próprios do município e sem precisar recorrer à justiça. A solução encontrada para esta situação destaca o diálogo e olhar atento dos gestores municipal em relação à Saúde pública da população são-gonçalense.

É uma doença provocada pela falta ou pouca produção de insulina no organismo, hormônio essencial na produção de energia do organismo. O hormônio da insulina é responsável pela quebra de glicose (açúcar) no sangue, convertendo em energia para o bom funcionamento das células do organismo.

No Brasil, cerca de 6,9% da população tem diagnóstico da doença. Esse percentual foi divulgado pela Sociedade Brasileira de Diabetes representa mais de 13 milhões de pessoas convivendo com a doença.

Um paciente com diagnóstico de Diabetes se não controlado pode levar a complicações nas artérias, coração, nos nervos, nos rins, nos olhos. O aumento da glicemia e altas taxas em casos mais graves pode levar uma pessoa à morte.

ATENÇÃO E PREVENÇÃO

A Diabetes pode se manifestar de diversas formas e tipos e as mais comuns são as do tipo 1, tipo 2, pré-diabetes e diabetes gestacional. Entre os diversos sintomas, estão os mais comuns como fome e sede excessivas e vontade de urinar diversas vezes ao dia.

Para além dos fatores de risco como o genético e maus hábitos alimentares há entre outros como pressão alta, sobrepeso, colesterol alto entre outros. Os especialistas alertam cuidado diário na prevenção com a prática regular de exercícios físicos, manter alimentação saudável e evitar consumo de álcool, tabaco e outras drogas.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags