Criada pelo pai de João Doria, a primeira campanha do Dia dos Namorados tinha como slogan: "Não é só com beijos que se prova o amor!". Foto: Reprodução
Brasil

Publicidade Dia dos Namorados: como foi criado e o que tem a ver com João Doria?

Na década de 1940, ainda não havia por aqui um dia especial para casais apaixonados trocarem presentes. O Dia de São Valentim, celebrado em 14 de fevereiro e comum em outros países, não vingou na tradição brasileira

por: NOVO Notícias

Publicado 11 de junho de 2024 às 19:08

Criada pelo pai de João Doria, a primeira campanha do Dia dos Namorados tinha como slogan: "Não é só com beijos que se prova o amor!". Foto: Reprodução

Criada pelo pai de João Doria, a primeira campanha do Dia dos Namorados tinha como slogan: “Não é só com beijos que se prova o amor!”. Foto: Reprodução

No Brasil, o Dia dos Namorados é celebrado no dia 12 de junho. A data coincide com a véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como Santo Casamenteiro, mas não tem origem no calendário religioso.

Na década de 1940, ainda não havia por aqui um dia especial para casais apaixonados trocarem presentes. O Dia de São Valentim, celebrado em 14 de fevereiro e comum em outros países, não vingou na tradição brasileira. A ideia do Dia dos Namorados em junho teria surgido como ação de marketing para impulsionar o comércio durante esse mês, considerado fraco para vendas.

Leia também:

Em 1948, a agência do publicitário João Doria, pai do empresário e ex-governador de São Paulo João Doria Júnior, foi contratada pela rede de lojas A Exposição-Clipper para impulsionar suas vendas. Ele teria surgido com a ideia, que acabou se popularizando, de acordo com o Dicionário histórico-biográfico da propaganda no Brasil.

A versão é reproduzida por outras fontes, embora não seja consenso absoluto. Como mostrou o Estadão, a data já aparecia como Dia dos Namorados em anúncio da Galeria Paulista de Modas de 6 de junho de 1948.

A primeira campanha, que instituiu a data no país, tinha como slogan: “Não é só com beijos que se prova o amor!”. Após a repercussão, outros comerciantes passaram a aderir à data, que logo “caiu do gosto” dos brasileiros.

Hoje, o Dia dos Namorados é a terceira data comemorativa mais importante para o comércio brasileiro, segundo o Sebrae.

 

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags