Profissionais de enfermagem de Natal promoveram nesta quarta-feira (12), Dia Internacional da Enfermagem, uma carreata em defesa da categoria pelas principais vias da capital potiguar. O evento, que também ocorreu em diversas capitais do País, foi chamado de “Marcha da Enfermagem”.
A categoria pede a aprovação do PL 2295/2000, que prevê a redução da carga horária da categoria para 30h, e do PL 2564/2020, determinando piso salarial fixo para os trabalhadores. A manifestação também lembrou das vidas perdidas para a Covid-19.
A marcha tem o objetivo de sensibilizar o Congresso Nacional para colocar os projetos na pauta de votação. Na Câmara, a tramitação já dura 15 anos. Os deputados aprovaram a redução em todas as comissões de mérito, sem alteração. Falta apenas a votação final, no Plenário, o que ainda não aconteceu devido à falta de um acordo definitivo entre os profissionais, o governo e o setor privado.
Atualmente, a jornada de trabalho da enfermagem é de 44 horas semanais no setor privado, conforme determina a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto-Lei 5.452/43). Já no setor público, alguns estados e municípios já adotam 30 horas.
O protesto em Natal, que ocorreu no fim da tarde desta quarta-feira (12), saiu do cruzamento das avenidas Salgado Filho e Nevaldo Rocha (antiga Bernardo Vieira), seguindo pela Hermes da Fonseca no sentido a Nilo Peçanha nas proximidades do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL).
https://www.youtube.com/watch?v=ll4FMmXvaoo
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias