Cotidiano

Dia da Consciência Negra: ministra fará pronunciamento hoje (19)

Dia da Consciência Negra é celebrado no dia 20 de novembro e é uma homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência negra e da luta contra a escravidão

por: NOVO Notícias

Publicado 19 de novembro de 2023 às 11:57

Dia da Consciência Negra é feriado em seis estados no Brasil. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Dia da Consciência Negra é feriado em seis estados no Brasil. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, fará neste domingo (19), às 20h30, um pronunciamento em cadeia de rádio e televisão. A transmissão será feita na véspera do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Segundo informou o ministério, em seu discurso, Anielle vai prestar contas dos primeiros onze meses de gestão à frente da Pasta e falar dos avanços conquistados até então, além de destacar as políticas em andamento e o que ainda será feito.

Amanhã, durante solenidade no Palácio do Planalto pelo Dia da Consciência Negra, a ministra e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinarão decretos e outros atos de promoção da igualdade racial.

Leia também:

No Pacote pela Igualdade Racial, constam titulações de territórios quilombolas, programas nacionais, edital, grupos de trabalho interministeriais, acordos de cooperação, e outras iniciativas que garantem ou ampliam o direito à vida, à terra, à inclusão, à memória e à reparação.

O evento contará com a presença de ministros e ministras, secretários e secretárias, parlamentares, intelectuais, autoridades, representantes do terceiro setor e lideranças de movimentos sociais. Ao final da cerimônia, a ministra Anielle Franco e representantes das secretarias nacionais do Ministério da Igualdade Racial falarão com a imprensa.

Instituída pela Lei Nº 12.519 de 10 de novembro de 2011, o Dia da Consciência Negra é uma homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência negra e da luta contra a escravidão.

A data é mais uma oportunidade que temos de chamar atenção para a importância da igualdade racial. Em seis estados do Brasil a primeira data é feriado: são eles Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.

Ainda assim, em todo o país se fazem celebrações em torno da efeméride e ao longo do mês de novembro, que é considerado o mês da Consciência Negra.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no 2º trimestre de 2022, o Brasil possui uma população negra de 55,8% – ou seja, o equivalente a mais da metade da população.

 

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags